Carreta Somos Água recebe cerca de 400 crianças

Criado em 17/03/2017

Visitação gratuita aconteceu em dois dias no Complexo Ayrton Senna

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e Ribeirão Pires aproveitou os dias que antecedem a data para conhecer mais sobre esse bem precioso, necessário para todos os seres vivos. A Carreta Somos Água, exposição móvel gratuita oferecida em parceria entre a Sabesp e a Prefeitura, recebeu cerca de 400 crianças entre quinta (16) e sexta-feira (17).

O evento, gratuito, aconteceu no Complexo Ayrton Senna. Medindo 15 metros de comprimento, a Carreta Somos Água recria de forma audiovisual o ciclo da água na natureza desde os mananciais até as casas. Ao utilizar tecnologias como realidade virtual e um cinema de imersão total, proporciona para crianças e jovens uma atividade diferente que envolve educação ambiental e muita emoção.

A atividade começa com um cinema de imersão, onde o visitante faz uma viagem através das tubulações e entende como a água e o esgoto residencial são tratados.

Depois, é a hora de passar por um laboratório nos mesmos moldes dos encontrados nas estações de tratamento de água. Essa, inclusive, foi a experiência que Enzo Assay Perez Freitas, de nove anos, mais gostou. “Foi espetacular. Aprendi coisas que eu não sabia”, afirmou o aluno do 4º ano, estudante da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm.

O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, falou sobre a importância de ações que fomentem o conhecimento. “Nós percebemos que trazer atividades que estimulam as crianças e os adolescentes de forma interativa cria uma proximidade que facilita o aprendizado”, declarou, após visitar a exposição ao lado de alunos da rede municipal.