Convênio com Estado para redução de mortes no trânsito

Criado em 15/03/2017

Prefeito Kiko assinou Protoloco de Intenção que oficializa participação da Estância no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Nesta terça-feira, dia 14, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, assinou Protocolo de Intenção que oficializa a participação da cidade no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Este é o primeiro passo para a celebração de convênio com o Governo do Estado para o repasse de cerca de R$1,1 milhão que será aplicado em medidas de redução de acidentes de trânsito. A solenidade de assinatura do documento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador, Geraldo Alckmin, e do vice-governador, Márcio França.

“A partir de informações integradas em todo o Estado, Ribeirão Pires e outros municípios do Movimento Paulista terão melhores condições de conhecer os principais pontos de acidentes na cidade e suas causas, para que nós gestores possamos tomar medidas de redução dessas ocorrências, reduzindo, por consequência, o número de vítimas fatais”, explicou o prefeito Kiko.

Com ferramentas, visitas de diagnóstico e construindo planos de ação contendo medidas preventivas e melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização, o Detran e os municípios envolvidos na proposta de redução de vítimas fatais acidentadas devem celebrar convênios que fornecerão auxílio para a estruturação da gestão de segurança viária.

Segundo o secretário da pasta, José Adão Alves, as ações estão encaminhadas para o trabalho realizado em Ribeirão Pires. "A equipe de Educação no Trânsito já organiza atividades para crianças, jovens e até adultos se familiarizarem com práticas seguras enquanto pedestres e motoristas. Com as ferramentas oferecidas pelo Detran e a verba destinada para mais ações de segurança, atingiremos o objetivo de reduzir acidentes fatais em nossa cidade", afirmou Adão Alves.

Um dos instrumentos disponibilizados pelo Estado para garantir informações aos municípios é o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.

“Todos os dias o INFOSIGA mostra óbitos, ferimentos e outras informações por tipo de acidente. Com isso, vamos identificando os equipamentos de segurança necessários para salvar vidas, reduzir sequelas e ferimentos, contribuindo, inclusive, para economia com gastos no sistema de saúde pública. E quem pagará por este investimento serão os infratores”, afirmou o governador Alckmin durante a solenidade de assinatura do Protocolo de Intenção.

Convênios realizados

Em 2016, foram conveniados 15 municípios (Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba), com um volume de repasses na ordem de R$ 10,5 milhões, provenientes de recursos de multas do Detran.SP.

A meta do Governo do Estado de São Paulo é fechar 2017 com 52 novos municípios conveniados, que somados aos 15 já existentes, irão cobrir 71% do Estado em termos populacionais. O investimento, provenientes de multas do Detran-SP, será de R$ 100 milhões.

O resultado registrado dos trabalhos realizados nessas localidades, no acumulado de janeiro a dezembro 2016, foi positivo, atingindo 10,6% de redução no número de mortes no trânsito (517 óbitos), com 61 vidas preservadas em comparação a 2015 (578 óbitos).

Estatísticas de 2016

Ainda segundo o INFOSIGA-SP, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito apresentou uma queda de 5,6% em todo o Estado de São Paulo no acumulado de 2016 (5.727 óbitos) em relação ao mesmo período de 2015 (6.066 óbitos), contabilizando 339 vidas preservadas.

Além da ferramenta INFOSIGA-SP, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito conta, desde dezembro, com o sistema inédito de georreferenciamento INFOMAPA-SP. Desde então, é possível não só quantificar os óbitos dos 645 municípios paulistas por meio do INFOSIGA-SP, como também mapear os locais dos acidentes que levaram a essas mortes, por meio do INFOMAPA-SP.

Ambas ferramentas podem ser acessadas pelo site www.infosiga.sp.gov.br e são atualizadas todo dia 19 de cada mês.