CRAS Ouro Fino recebe palestras em comemoração ao Mês da Mulher


Criado em 15/03/2017

Mais duas palestras serão realizadas no CRAS Centro e Jardim Caçula nos dias 22 e 29 de março

Nesta quarta-feira (15), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Unidade Ouro Fino Paulista promoveu palestra para mulheres em ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SADS) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “É preciso estimular o empoderamento da mulher. Ela precisa se tornar dona de sua própria história, saindo do papel de coadjuvante e se tornando protagonista. Além disso, é preciso que elas saibam que existem espaços públicos com demandas específicas para garantir os seus direitos, com profissionais capacitados para o atendimento”, disse a secretária Elza Anjos Iwasaki.

A fisioterapeuta Beth Gracindo, especialista em coluna há mais de 15 anos, abordou a questão da postura correta e incorreta em atividades do dia-a-dia da mulher e os seus impactos na saúde. “É preciso ficar atenta à postura em todas as ocasiões, desde situações aparentemente simples como segurar o bebê até efetuar a limpeza da casa, que é uma tarefa mais pesada. Ter uma postura correta ajuda, principalmente, a prevenir diversos problemas de saúde, como, por exemplo, tendinite e hérnia de disco”. Além disso, a fisioterapeuta apontou que escolha do salto e o uso adequado do aparelho celular também é um fator determinante para a postura da mulher.

Já o advogado José Carlos Rodrigues Junior enfatizou a questão do combate à violência – segundo a Lei Maria da Penha pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial – e os direitos das mulheres. “Mais do que conhecer as leis que as beneficiam ou protegem, as mulheres precisam saber onde pleitear seus direitos. Por exemplo, elas precisam saber que programas como Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida colocam as mulheres como beneficiárias”. Além disso, Junior salientou que tratamentos de saúde recorrentes de agressão física também são garantidos por lei. “Em casos de cicatrizes em decorrência de agressão, ela pode recorrer ao Estado para obter cirurgia reparadora”.

Nos dias 22 e 29 de março, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) continua com o ciclo de palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Confira a programação:

Palestra sobre Fisioterapia – “Posturas Corretas e Incorretas em diversas atividades do dia-a-dia da Mulher” e DST/Aids;

Data: 22 de março de 2017

Horário: a partir das 13 horas

Local: CRAS Centro (Rua Capitão José Gallo, 400 – Centro).

Palestra sobre Psicologia - “Combate à violência contra as Mulheres”;

Data: 29 de março de 2017

Horário: a partir das 13 horas

Local: CRAS Jardim Caçula (Rua Fagundes Varella, 7 – Jardim Caçula).