Exames laboratoriais e de papanicolau voltam a ser realizados nas UBSs


Criado em 13/03/2017

Exames de diagnóstico e de prevenção ao câncer de colo do útero, suspensos no último ano, voltam a ser ofertados nas dez unidades de saúde da rede municipal

A Prefeitura de Ribeirão Pires retomou a realização de exames laboratoriais e de prevenção ao câncer de colo do útero na rede municipal de saúde. A partir desta segunda-feira, dia 13, as dez unidades da Atenção Básica disponibilizarão os exames de diagnóstico e também os exames de prevenção ao câncer de colo do útero. O serviço estava suspenso desde o último ano.

“Estamos dando os primeiros passos para a reestruturação de nossa rede de serviços públicos de saúde em um novo modelo assistencial, que está sendo implantado a partir deste ano. Esses são exames indispensáveis para a realização de diagnósticos precisos, instrumentos necessários que os profissionais da saúde prestem atendimento de qualidade aos pacientes e que garantem maior solução dos casos”, afirmou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Os exames laboratoriais, utilizados para o diagnóstico de série de enfermidade, serão realizados, com agendamento, às segundas, quartas e sextas-feiras. Já os exames de papanicolau serão realizados, também com agendamento, às terças e quintas-feiras.

Na Semana da Mulher, de 6 a 10 de março, a Secretaria de Saúde e Higiene disponibilizou o exame papanicolau, de segunda a sexta-feira, reforçando a importância da prevenção ao câncer de colo do útero.