UPA adota protocolos para aprimorar e humanizar serviços de urgência

Criado em 10/03/2017

Entre outras ações, Secretaria de Saúde e Higiene da cidade estabeleceu classificação de risco para atendimentos e visita médica a pacientes em observação

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou medidas administrativas e relacionadas à gestão para promover a humanização do atendimento. Uma das ações já implantadas é o sistema de acolhimento com classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. O método, preconizado pelo Ministério da Saúde, garante mais agilidade e segurança nos serviços de urgência da rede municipal.

No sistema de classificação de risco, o paciente, após dar entrada na unidade, passa por avaliação realizada por profissional especializado nesta tarefa, baseada em critérios técnicos e científicos. A partir desta avaliação, e de acordo com a gravidade do quadro do paciente, é estabelecida a ordem do atendimento, priorizando os casos mais graves.

“No âmbito de serviços de urgência e emergência, é preciso que o profissional ofereça uma escuta ativa qualificada aos problemas e demandas dos pacientes. Nossas equipes estão sendo mobilizadas e orientadas a realizar o acolhimento de todos os usuários da rede municipal de saúde de forma humanizada, e seguindo parâmetros que garantem mais qualidade e eficiência ao serviço prestado”, explicou a Secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

Outra medida também estabelecida na UPA Santa Luzia é o serviço de visita médica aos pacientes que estão em observação. “Nosso objetivo é oferecer retaguarda assistencial aos pacientes e seus familiares, acompanhando de perto cada caso atendido na unidade”, disse Patrícia. A Unidade de Pronto Atendimento da cidade conta com salas estruturadas para que pacientes sejam observados pelo período de até 24 horas.

Prefeitura de Ribeirão Pires retoma atividades da Ouvidoria Municipal da Saúde

Canal de atendimento direto aos moradores recebe reclamações e sugestões para aperfeiçoar serviços prestados à população

Para conhecer as demandas da população e de que forma os moradores avaliam a rede de saúde pública em Ribeirão Pires, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, retomou o atendimento da Ouvidoria Municipal de Saúde. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os moradores da cidade podem registrar queixas e sugestões pelo telefone 4822-8039 ou presencialmente, na UPA Santa Luzia (Estrada da Colônia, 2.959 – Santa Luzia).

“Estamos retomando este que é um canal essencial de comunicação entre os pacientes da rede municipal e a Prefeitura. Trata-se de um espaço que busca aproximar nós, gestores, e os moradores, para que possamos conhecer suas reais necessidades e aprimorar, cada vez mais, dentro das possibilidades, os serviços ofertados”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia de Freitas.

Serviço – Ouvidoria Municipal da Saúde

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 4822-8039

Atendimento presencial: UPA Santa Luzia - Estrada da Colônia, 2.959 – Santa Luzia