Programação especial marca o Dia Internacional da Mulher em Ribeirão Pires

Criado em 08/03/2017

Apresentações de dança, ginástica e serviços de saúde movimentaram a Praça da Vila do Doce nesta quarta-feira (8)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu, nesta quarta-feira, dia 8 de março, programação especial com atividades na Praça Central da Vila do Doce. A animação do grupo da Terceira Idade, coordenado pelo Centro de Referência do Idoso (CRI), tomou conta do palco com a apresentação de Dança Cigana; além de aula de ginástica rítmica e zumba para o público.

Moradora do Tanque Caio, na Quarta Divisão, a aposentada Marcia Liane, 60 anos, aproveitou que estava passando pelo Centro para aferir a pressão arterial na tenda da Secretaria da Saúde e Higiene. “Confesso que estou displicente com a minha saúde. Faz tempo que não faço o check up, mas é por isso mesmo que aproveito ocasiões como esta para cuidar um pouco de mim”. Sorridente, Marcia disse que “o dia Internacional da Mulher começou doce para ela”. “Ganhei bombons do meu filho”.

Além da aferição de pressão, a Secretaria de Saúde e Higiene intensificou, durante a semana da mulher, as ações de prevenção ao câncer de colo de útero, sendo que o exame de Papanicolau pode ser realizado sem agendamento, seguindo o cronograma de horários das unidades. “Ações como essa são importantes para que as mulheres tenham acesso a serviços de prevenção à saúde, bem como à informações que podem assegurar hábitos e práticas para uma vida mais saudável”, explicou a secretária da pasta, Patrícia Freitas.

Durante todo o dia, profissionais da saúde distribuíram mais de quatro mil kits de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (contendo material informativo, preservativos feminino e masculino), gratuitamente, no entorno da Praça Central.

Prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foi o foco da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) durante o evento. “É importante estimular o empoderamento feminino e mostrar que, na Prefeitura, é possível encontrar respaldo em todos os equipamentos, entre eles auxílio psicológico, jurídico e social”, disse Elza dos Anjos Iwasaki, titular da Pasta.

“Todos os dias devemos celebrar e lutar pelos direitos das mulheres. A Prefeitura trabalha neste sentido. A data de hoje é um marco histórico, importante para nos lembrar o quanto já avançamos e o quanto ainda precisamos percorrer para que direitos iguais entre homens e mulheres sejam garantidos ”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto.