Projeto de Diagnóstico Habitacional Regional

Criado em 24/02/2017

Parceria entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Universidade Federal do Grande ABC em conjunto com as Prefeituras foca gestão política habitacional

Na última quinta-feira (23), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbando e Habitação de Ribeirão Pires se reuniu com pesquisadores da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O objetivo do encontro é dar continuidade ao projeto desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC sobre o Diagnóstico Habitacional Regional.

A base de um projeto para a gestão da política habitacional das sete cidades está sendo desenvolvido ao longo deste ano. O estudo foi debatido pelo Grupo de Trabalho (GT) Habitação. Apresentando no segundo semestre de 2016, o diagnóstico apontou um déficit de 230 mil moradias na região. Para a continuidade do trabalho, estão previstos cursos, oficinas e trabalho de campo envolvendo integrantes do GT, técnicos e gestores das prefeituras e do Consórcio, professores e pesquisadores da UFABC.

“É necessário nivelar conceitos e metodologias entre todos os municípios da região, de forma a aumentar a capacidade institucional e administrativa de cada cidade”, informou a coordenadora do estudo pela universidade, Rosana Denaldi.

O calendário de atividades neste ano prevê ainda ações de apoio à regularização fundiária e a elaboração de uma estratégia regional para o enfrentamento do problema habitacional. A primeira formação acontecerá no dia 30 de março.