Palestras marcam Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase em Ribeirão Pires

Criado em 21/01/2014

Prefeitura promoverá encontros e distribuirá material informativo aos pacientes nas Unidades de Saúde da rede municipal

A Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá a conscientização de moradores sobre prevenção e diagnóstico da hanseníase. Palestras e a distribuição de material informativo nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, entre 27 e 31 de janeiro, marcam as ações da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade pelo Dia Mundial de Luta Contra a doença, celebrado no próximo dia 26, domingo.

Todos os moradores que comparecerem a uma das dez UBSs da cidade receberão panfletos com informações sobre o que é a doença, sintomas, formas de contágio, diagnóstico e tratamento. Durante todo o ano, essas orientações são prestadas pelo Serviço de Assistência Especializada, na Avenida Francisco Monteiro, 205 - Centro.

A hanseníase é uma doença transmitida por meio das vias respiratórias, pela tosse e/ou espirro, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas nessas áreas do corpo que não doem, como em casos de cortes ou queimaduras, não coçam e ficam dormentes, bem como o aparecimento de caroços e inchaços no corpo, podem ser sintomas da doença.

"O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois até mais de dez anos?, explicou a gerente do departamento de Infectologia da Secretaria de Saúde da cidade, Nanci Garrido Butin, que alerta. ?Complicações mais severas causadas pela hanseníase, como deformidades físicas, podem ser evitadas com o diagnóstico e o tratamento precoce. O tratamento é feito com comprimidos diários, entre seis a 12 meses seguidos. Se seguido corretamente, a doença tem cura", afirmou.

Ações permanentes - Serviço de Atenção Especializada

Prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase são prioridades na área de saúde pública em Ribeirão Pires. O serviço é oferecido gratuitamente durante todo o ano pela Prefeitura no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à av. Francisco Monteiro, 205, na região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O SAE abriga o Centro de Atendimento e Aconselhamento, que disponibiliza exames para HIV (AIDS), hepatites B e C, e sífilis.

As unidades de saúde da Atenção Básica e o SAE disponibilizam gratuitamente preservativos. Nos locais, os munícipes recebem ainda informações sobre prevenção. Além de prestar orientação em todas as unidades de saúde e no Centro, os munícipes podem recorrer ao Disque DST/AIDS, pelo telefone 0800-77-31661. O serviço, também do Programa Municipal DST/AIDS, esclarece dúvidas e passa informações sobre prevenção, locais para exame e tratamento.

Permanentemente, a Secretaria de Saúde e Higiene mantém ações educativas e de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos gratuitamente em pontos de grande concentração de jovens, como espaços de shows e comércios na região central da cidade, faz parte do trabalho desenvolvido.

(21-01-2014)