RP almeja figurar entre as 100 mais do Programa Município VerdeAzul

Criado em 08/02/2017

Em 2016, a Estância Turística do ABC ficou em 122º, subindo 80 colocações da medição do ano anterior

A Estância Turística de Ribeirão Pires alcançou a 122ª posição no programa estadual Município VerdeAzul 2016. Para o próximo ciclo, a cidade tem a pretensão de ficar entre os 100 melhores de São Paulo, atendendo de maneira mais eficaz as exigências do programa e atingindo a pontuação necessária para subir mais ainda no ranking.

Em 2016, Ribeirão avançou 80 colocações, superando a expectativas planejadas. As melhores pontuações da cidade são nas diretivas Cidade Sustentável; Estrutura Ambiental; e Educação Ambiental, que recebeu nota máxima. Em 2015, Ribeirão Pires tinha alcançado 202º.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tokuzumi, algumas questões são cruciais para que haja melhora na classificação. “Precisamos focar na efetiva participação das secretarias municipais e ficar atentos a visita dos técnicos do Programa Município VerdeAzul no dia do encontro para tirar dúvidas”, explicou o secretário.

Programa Município VerdeAzul

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Para alcançar os objetivos, o programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o ranking ambiental dos municípios. As ações propostas são compostas por dez diretivas norteadoras: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Cidade Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.