Saúde promove integração de equipes da Atenção Básica

Criado em 26/01/2017

Diretores e coordenadores das unidades de saúde do município receberam orientações para melhoria do atendimento aos moradores

Na manhã desta quinta-feira, dia 26, coordenadores e diretores das dez unidades de saúde da Atenção Básica de Ribeirão Pires participaram de atividade de integração de equipe. Por meio da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, a Prefeitura iniciou o trabalho de orientação aos profissionais para a identificação de pontos a serem melhorados, bem como para garantir qualidade ao atendimento prestado à população.

Cada unidade de saúde terá em sua equipe um coordenador e um diretor. Esses profissionais irão auxiliar os demais a solucionar questões de rotina, além de acompanhar o desempenho do atendimento, buscando sempre atingir as metas estabelecidas de melhorar o acolhimento dos pacientes e proceder aos encaminhamentos corretos, quando necessários.

O consultor em saúde, Miguel Angelo Bersani, conduziu a atividade desta manhã. Os coordenadores e diretores se apresentaram a toda a equipe durante dinâmica em grupo. Na sequência, receberam informações sobre a estrutura da rede municipal de saúde, em especial da Atenção Básica. O encontro abordou, ainda, questões como racismo, diversidade religiosa e diversidade sexual, além da necessidade de humanizar o atendimento oferecido à população pelo serviço público.

“Essa integração da equipe tem por objetivo estimular os profissionais para que sejam sensíveis às dificuldades do dia a dia de uma unidade de saúde, destacando a importância do respeito, de proporcionar acessibilidade aos pacientes e o entendimento de que o espaço público é plural”, explicou Bersani.

Este foi o primeiro encontro do grupo de coordenadores e diretores da Atenção Básica de Ribeirão Pires. As atividades serão realizadas periodicamente entre os profissionais. Nas próximas reuniões, desafios e oportunidades de melhorias serão pautados pelos participantes.