Chuvas deixam Ribeirão Pires em estado de atenção

Criado em 19/01/2017

Defesa Civil municipal registrou 84mm de acúmulo de água com as chuvas registradas na última quarta-feira (18)

Desde o início do período de chuva desta semana, registrado na última quarta-feira (17), a Defesa Civil de Ribeirão Pires registrou acúmulo de água de 84mm na cidade. Seguindo Decreto Municipal da Operação Verão Seguro 2016/2017, que se estende até o dia 15 de abril, a cidade passou do nível de observação para atenção.

“Nosso trabalho é pautado pelo treinamento dos nossos agentes e pelas ações preventivas, como vistorias e orientações aos moradores para minimizarmos os efeitos causados pelas chuvas na cidade”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, Cesar Theodoro. “Contamos também com as limpezas em galerias e ruas, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana da cidade, evitando o acúmulo de sujeira que impede o escoamento de água”, completou.

Desde a última terça-feira (17), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou atendimento de 14 pedidos de vistorias em árvores; 10 quedas de troncos; 06 deslizamentos de terra; 03 pedidos de vistoria em residência; 01 queda de muro; e 02 pedidos de colocação de lona em telhado e barranco, para evitar deslizamento.

Videoconferência

Na última segunda-feira (16), a Defesa Civil de Ribeirão Pires participou de videoconferência promovida pela Casa Militar sobre os procedimentos adotados pela Coordenadoria Estadual do órgão, elencando as bases para atendimento inerente ao período mais crítico – entre o primeiro dia de dezembro e o último dia de março.

Durante o evento, que aconteceu simultaneamente em todo o Estado, foi salientada a importância das intervenções preventivas como o trabalho de divulgação das noções de Defesa Civil com as classes estudantis e comunidades de risco; os procedimentos legais para declaração de situação de emergência e estado de calamidade pública; a importância dos registros de banco de dados estaduais com relatórios e fotos; e a organização de informações junto ao banco de dados do Governo Federal, conhecido como S2ID.