Ribeirão Pires reativa usina de asfalto frio

Criado em 19/01/2017

Material está sendo utilizado em serviços paliativos de manutenção de vias

Com a reativação da usina de asfalto frio da Prefeitura, ruas de Ribeirão Pires estão passando por manutenção paliativa. Mesmo sem contrato para equipe de tapa buracos vigente, a Infraestrutura Urbana municipal está produzindo asfalto para realizar ações em bairros da cidade.

Trabalhando em todos os dias de sol – o material usado para esse tipo de ação não pode ser aplicado em períodos de tempo úmido – a equipe de manutenção já passou por alguns bairros nesses primeiros dias do ano e planeja outras ações para os próximos dias.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Diogo Manera, explica como o trabalho está acontecendo. “O ideal é ter um caminhão com aquecedor, mas ainda estamos em um momento onde a contenção de gastos é necessária. Mesmo assim, nosso trabalho não para. Reativar a usina para produção de asfalto frio é um ganho para a cidade”, explicou.

Na Vila Gomes, ruas que dão acesso a outros municípios, como Mauá, estavam esburacadas em razão do grande número de veículos pesados que transitam nas vias. O bairro foi um dos que primeiro receberam manutenção paliativa para conter o aumento das crateras.

Com a reorganização das equipes de trabalho, a Infraestrutura Urbana também chegou até a Quarta Divisão, outro local prejudicado pela quantidade de buracos nas vias. “Além do trabalho de manutenção na região central, direcionamos esforços para os bairros mais afastados, onde a população estava se sentindo abandonada pela administração pública”, afirmou Manera.

Revitalização de espaços públicos

Na última semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Ribeirão Pires realizou limpeza e capinação nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) da Vila Sueli e do Jardim Caçula. Os espaços, que estavam repletos de mato e sujeira, agora recebem os usuários do sistema de saúde pública municipal com maior organização e com menos riscos de proliferação de pragas como ratos e insetos.

A ação faz parte do pacote de manutenções organizada pela atual administração da cidade, que também inclui caiação de guias, manutenção e jardinagem em diversos bairros. Também na semana passada, o canteiro da Avenida Francisco Monteiro e a pista de skate localizada na via passaram por serviço de roçagem e limpeza.

Limpeza da região central é reforçada

Diariamente, o serviço de limpeza urbana está atuando com reforço na região central da cidade. Áreas como a Vila do Doce, Praça Central e principais ruas do Centro, por onde passa grande número de munícipes todos os dias, estão recebendo atuação dos profissionais que, logo nas primeiras horas da manhã, realizam varredura reforçada. Depois, ao longo do dia, o trabalho é mantido com manutenção do serviço.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana também realizou a retirada de caçambas de lixo que ficavam próximas a academia ao ar livre da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, local onde o acúmulo de lixo provocava mau cheiro e proliferação de pragas. Na região Central, rampas de acessibilidade foram pintadas e o banheiro da Vila do Doce foi revitalizado.