Jovens de Ribeirão Pires devem fazer Alistamento Militar até junho deste ano

Criado em 11/01/2017

De 2 de janeiro a 30 de junho, jovens deverão se inscrever seguindo as orientações do Exército Brasileiro

Moradores de Ribeirão Pires do sexo masculino e nascidos em 1999 – que completam 18 anos em 2017 – devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para efetuar o Alistamento Militar. Até o dia 30 de junho, os jovens dessa faixa etária deverão se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, e seguir os passos indicados na página, inclusive as orientações sobre documentos a serem apresentados à Junta de Serviço Militar do município (entre eles, comprovante de um ano de residência em Ribeirão Pires).

Jovens nascidos em anos anteriores a 1999 e que ainda não se apresentaram devem comparecer à Junta de Serviços Militar de Ribeirão Pires para fazer o Alistamento Militar, também até o final do mês de junho deste ano. Ao se apresentar no local, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade original, ou Certidão de Naturalização, ou Termo de Opção de Nacionalidade (para brasileiros naturalizados ou por opção), ou Registro de Emancipação (no caso de índios); uma (01) foto 3x4 para documentos (sem data, recente, com a testa e as orelhas descobertas e sem adereços); e comprovante de um ano de residência no município.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires é um órgão da Prefeitura e está localizada na Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro – dentro do Atende Fácil.

O edital de Alistamento Militar do Exército Brasileiro – Ministério da Defesa – está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Pires – www.ribeiraopires.sp.gov.br.