Anúncio de secretariado marca primeiro dia do prefeito de Ribeirão Pires


Criado em 02/01/2017

Em clima de renovação, Kiko Teixeira assumiu a prefeitura verificando contratos e colocando a casa em ordem, além de confirmar os nomes que faltavam para completar o primeiro escalão

Uma nova fase para Ribeirão Pires. Esse foi o espírito de trabalho do novo prefeito da cidade, Kiko Teixeira, que assumiu o gabinete neste dia 02. A agenda do primeiro dia foi marcada por série de reunião com o secretariado e o corpo técnico de funcionários em diversos setores para levantar demandas e encaminhamentos prioritários.

Desde a cerimônia de posse do prefeito, que aconteceu no último domingo, dia primeiro de janeiro, o discurso foi baseado no resgate do orgulho dos moradores da cidade. “Agora que assumimos, estamos fazendo apuração, sem nenhum tipo de afobação, mas com austeridade e maior rigor sobre as contas públicas”, declarou o chefe do executivo. “Queremos entender o que aconteceu com a cidade que, ao longo de toda sua história, sempre foi saudável e passou por uma mudança muita negativa a qual queremos reverter”, completou.

Além de iniciar a verificação de contratos e colocar a casa em ordem, o novo chefe do executivo aproveitou para anunciar os secretários que completam o grupo que assume as pastas municipais de agora em diante.

O coronel José Luís Martins Navarro foi anunciado para estar à frente da pasta de Segurança Pública. Atuante na Polícia Militar do Estado de São Paulo há 34 anos, também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André.

Para a secretaria de Comunicação, o escolhido foi o jornalista e bacharelando em Direito, João Mancuso, que teve passagens nas prefeituras de Diadema, como assessor direto do Chefe de Gabinete do prefeito, e de Rio Grande da Serra, onde atuou na Secretaria Municipal de Comunicação na gestão do prefeito Gabriel Maranhão, de 2014 a 2016.

Já a secretaria de Esportes, Lazer e Turismo está nas mãos de Iuquio Ywasaki, formado em administração de empresas pela Universidade Braz Cubas, professor faixa preta 1⁰ grau de Jiu-Jítsu homologado na Federação Paulista (FPJJ).

Completando o quadro, a secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista ficou a cargo do ex-vereador Jorge Luis de Moraes, conhecido como Jorginho da Autoescola. Morador do bairro há 65 anos, exerceu três mandatos no legislativo municipal, onde obteve atuação destacada na área social, conquistando verbas para diversas instituições que prestam assistência no município.

Sobre o Prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires – Kiko Teixeira:

O Prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Alfredo Jardim Teixeira Kiko, 45 anos, é advogado formado pela Universidade Paulista. Conduzido à chefia do executivo da Prefeitura ribeirãopirense para o mandato 2017-2020 por 17.703 eleitores, Kiko iniciou sua carreira pública em 1992, ano em que foi eleito vereador em Rio Grande da Serra – o mais jovem da região do Grande ABC (21 anos).

Em 1996, foi o vereador mais votado em sua reeleição à Câmara riograndense. Em 2002, seu terceiro mandato no legislativo, foi eleito e reeleito Presidente da Câmara Municipal.

Em 2004, foi eleito Prefeito de Rio Grande da Serra, sendo reeleito em 2008 com 81% da população. Kiko presidiu o Consórcio Intermunicipal Grande ABC por dois mandatos (2007 e 2012), e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC entre 2009-2010. Exerceu importantes funções no Governo do Estado de São Paulo, participando do Conselho de Orientação da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) à convite do então Governador José Serra, e do Conselho Administrativo da EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia), à convite do Governador Geraldo Alckmin.

Foi candidato à deputado federal em 2014, obtendo 31.720 votos e tornando-se 2º suplente ao cargo.

Sobre o Vice-Prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires – Gabriel Eid Roncon:

O vice-prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, 27 anos, é formado em administração de empresas na ESAGS/FGV.

Natural de Ribeirão Pires, foi eleito vereador com 1.163 votos em 2012. Seu mandato na Câmara Municipal foi marcado pelo diálogo aberto com a população.

Sobre os secretários e secretárias da Prefeitura de Ribeirão Pires – Gestão 2017-2020:

Fundo Social de Solidariedade

Presidente: Flávia Robles Dotto

Currículo: Flávia Dotto é a Primeira-Dama da Estância Turística de Ribeirão Pires. Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Atuou em diversas áreas de Comunicação Corporativa, Imprensa, Relações Governamentais e Públicas em empresa multinacional do setor automotivo. No terceiro setor, trabalhou no Instituto General Motors desenvolvendo e implementando diversos programas sociais. Já exerceu cargo de coordenadora do Programa Junior Achivement, ONG sem fins lucrativos, que desperta o espírito empreendedor de jovens e adolescentes.

Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires – IMPRERP

Diretor Superintendente: Patrick Pavan

Currículo: Dr. Patrick Pavan é advogado, formado em 1986 pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Está na sua terceira gestão como Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, também é Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-SP. Foi Presidente da 130o Subseção da OAB – Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra por 5 gestões. Tem seu escritório de advocacia em Ribeirão Pires há mais de 30 anos e é auditor em vários tribunais desportivos.

Secretaria de Administração e Modernização

Secretário: Adriano Dias Campos

Currículo: Adriano Campos, 50 anos, é advogado, bacharel em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Exerceu os cargos de Secretário Municipal de Compras e Licitações na Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, Secretário Municipal de Negócios Jurídicos e Procurador Jurídico na Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, além, da Chefia de Gabinete do Prefeito no Município de Rio Grande da Serra. Foi assessor jurídico na Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP).

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Secretária: Elza dos Anjos Iwasaki

Currículo: Elza Iwasaki, 44 anos, é formada em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, possui especialização em Prestação de Contas e Repasses ao Terceiro Setor e Tesouraria Municipal com reflexos sobre a movimentação de recursos federais pela Organização Paulista em Gestão Pública, também, cursos em Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor e Influência e Tecnologia da Gestão das Organizações da Sociedade Civil pela Associação Paulista de Fundações – APF. Atua há 12 anos em serviços públicos na área social. Exerceu o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria de Cidadania e Ação Social do município de Rio Grande da Serra de 2009 a 2016.

Secretaria de Assuntos Jurídicos

Secretária: Liz Ita Dotta

Currículo: Dra. Liz Dotta, é advogada formada pela PUC/SP, inscrita na OAB-SP (115.448) subseção de Ribeirão Pires e graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade UNIAN-ABC.

Iniciou a carreira de advogada como consultora jurídica da IOB, também atuou na Advocacia Yor Queiroz Júnior, escritório especializado em partilha de tributos entre entes federados, atuando na execução de sentenças e atualização de precatórios. Foi Diretora do Departamento de Precatórios da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra e sócia do escritório Dotta Advogados Associados, especializado em levantamento e atualização das dívidas de precatórios dos municípios e defesas em ordens de sequestro de receitas.

Secretaria de Comunicação

Secretário: João Mancuso Corinaldesi

Currículo: João Mancuso, 25 anos, é jornalista, bacharelando em direito pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atualmente, é o Presidente Municipal do Partido Socialista Brasileiro de Ribeirão Pires (PSB). Foi Presidente do Centro Acadêmico de Direito “XVIII de Abril” da UMESP e do Grêmio Estudantil da Escola Técnica “Lauro Gomes”. Teve passagens nas prefeituras de Diadema, como assessor direto do então Chefe de Gabinete do Prefeito, Kiko Teixeira, e de Rio Grande da Serra, onde atuou na Secretaria Municipal de Comunicação na gestão do Prefeito Gabriel Maranhão, de 2014 a 2016.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretário: Marcelo Dias Menato

Currículo: Marcelo Menato é graduado em ciências econômicas e administrativas pela Fundação Santo André e bacharel em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É empresário do ramo contábil há mais de 30 anos como sócio-diretor da Conteto Serviços Contábeis. É o atual Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP) pelo segundo mandato e Vice-Presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Grande ABC (AESCON – ABC). Foi presidente e fundador do Rotary Club de Ribeirão Pires - Estância Centro, e conselheiro do Ribeirão Pires Futebol Clube. Exerceu os cargos de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, também chefiou a pasta de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista

Secretário: Jorge Luis de Moraes

Currículo: Jorge da Autoescola, 65 anos, nasceu em Ribeirão Pires, no subdistrito de Ouro Fino Paulista, onde mora até hoje. É instrutor de autoescola há mais de 40 anos, o que também trouxe notoriedade a sua carreira política. Candidatou-se a vereador pela primeira vez em 1988, pelo antigo PFL e venceu. Elegeu-se novamente vereador em 2008, com 1.068 votos, sendo reeleito em 2012, com 1.077 sufrágios, pelo partido Democratas (DEM). Em seus três mandatos no legislativo municipal, teve sua atuação destacada na área social, conseguindo verbas para diversas instituições que prestam assistência no município.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Secretário: Rogério Castilho do Carmo

Currículo: Rogério do Carmo, 37 anos, é engenheiro civil, formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).  Na iniciativa privada, atuou nas empresas Dunas Construtora e Incorporadora, Pekelman Engenharia e Empreendimentos Imobiliários, Matec Engenharia e como Engenheiro de Obras nas empresas Eplan Projetos e Construções, Fast Engenharia e Montagem e FL Exata Comercial e Construtora.

Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia

Secretária: Flávia Regina Banwart e Silva

Currículo: Flávia Banwart, 41 anos, é advogada e licenciada em letras pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, pedagoga pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Proordem ABC. É proprietária de um escritório de advocacia em Ribeirão Pires e atua há 23 anos no magistério. É professora efetiva da rede estadual e ministra aulas de língua portuguesa e inglês. Foi supervisora e coordenadora regional de programas e projetos educacionais promovidos pela UNESCO e Secretaria da Educação do Estado de SP. Atuou como Coordenadora de Educação e assessora direta da Secretária de Educação de Rio Grande da Serra de 2009 a 2011. Atualmente é membro da Comissão de “Proteção à Criança e Adolescente” e da “OAB vai à Escola” na Ordem dos Advogados do Brasil da 130ª Subseção de Ribeirão Pires.

Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo

Secretário: Eduardo Iuquio Ywasaki

Currículo: Iuquio, 41 anos, é casado, formado em administração de empresas pela Universidade Braz Cubas, professor faixa preta 1⁰ grau de Jiu-Jítsu homologado na Federação Paulista (FPJJ). É o 1o Suplente de Vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) onde exerce a função de Tesoureiro Geral do Diretório Municipal de Ribeirão Pires. Trabalha com marketing digital, fotógrafo, videomaker e produtor de eventos. É natural de São Bernardo do Campo e mora em Ribeirão Pires há 35 anos.

Secretaria de Finanças

Secretária: Antônia Constâncio

Currículo: Antônia Constâncio é formada em administração de empresas e contabilidade, pós-graduada em finanças públicas e orçamento. Possui cursos de especialização em finanças públicas realizados pelos Tribunais de Contas da União e do Estado de SP. Foi Secretária Municipal de Finanças nas Prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Realizou auditoria financeira nas Prefeituras de Valinhos e Ubatuba. Na iniciativa privada, prestou serviços de auditoria contábil e financeira.

Secretaria de Gestão e Planejamento Administrativo

Secretário: Eduardo Antônio dos Santos Nogueira

Currículo: Eduardo Nogueira é formado em administração de empresas e técnico em contabilidade. Atualmente, é 2o vice-presidente municipal do Partido Solidariedade. Foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP) e ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretário Municipal de Promoção Social em Ribeirão Pires nos anos de 2005 a 2012. Foi vereador da 15a Legislatura (2013-2016), quando integrou a comissão de orçamento e finanças. Nogueira foi autor de 17 projetos de lei aprovados, todos eles ligados à área social.

Secretaria de Governo

Secretário: Paulo de Tarso Gonçalves dos Santos

Currículo: Paulo de Tarso é economista e administrador de empresas, servidor de carreira do Banco do Brasil, encerrando sua trajetória na referida instituição no cargo de Gerente Empresarial. Foi Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos e Secretário de Gabinete do Prefeito na Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires de 2009 a 2013. Também exerceu funções na Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, de 2013 a 2015, como assessor do Secretário Adjunto de Estado, tendo sua atuação no departamento da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM, como Assessor Chefe no período 2015 a 2016. Possui também diversos cursos e especializações nas áreas de finanças e gestão.

Secretaria de Infraestrutura Urbana

Secretário: Diogo Dantas Manera

Currículo: Diogo Manera, 29 anos, nasceu em Ribeirão Pires e é bacharelando em gestão pública pela Universidade Paulista (UNIP). É o atual vice-presidente Municipal do Partido Solidariedade.

Iniciou sua vida política em 2004, como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Ribeirão Pires.  Foi presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e, em 2008, tornou-se membro e do Partido da República (PR). Em 2012, coordenou a campanha do então vereador, Gabriel Eid Roncon, que sagrou-se vitorioso com a segunda maior votação daquele pleito. Foi chefe de gabinete de vereador durante a 15a legislatura (2013 – 2016).

Secretaria de Obras

Secretário: Takaharu Yamauchi

Currículo: Taka Yamauchi,  38 anos, é formado em engenharia civil com ênfase em transportes pela FEI. Pós graduado em gestão pública pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração e Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP). É empresário no segmento químico e certificação de sistema da gestão há mais de 16 anos. Fundador e presidente da ONG Te Quero Bem. Atualmente é presidente do Partido Social Democrático (PSD) de Diadema, pelo qual foi candidato a prefeito nas eleições de 2016, obtendo 23.518 votos.

Secretaria de Política Comunitária e Institucional

Secretária: Elza Carlos Silva

Currículo: Professora Elzinha nasceu em Ribeirão Pires. É formada em Estudos Sociais pelas Faculdades Integradas Ribeirão Pires e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora titular de História da rede pública estadual e ministra aulas nas Faculdades Integradas Ribeirão Pires (FIRP). É presidente municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi eleita vereadora para a legislatura 2001- 2004 e reeleita para a legislatura 2005- 2008.

Secretaria de Saúde e Higiene

Secretário: Ricardo Carajeleascow

Currículo: Dr. Ricardo Carajeleascow, 50 anos, é médico ginecologista e obstetra. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, fez residência médica pelo Serviço Único de Saúde (SUS) no Hospital do Mandaqui e no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. É cirurgião especializado em oncologia pélvica e pós-graduado em saúde pública. Foi Secretário Municipal de Saúde nas Prefeituras de Ribeirão Pires de 2002 à 2004 e Paulínia 2015 à 2016, também, atuou como médico emergêncista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santo André e São Bernardo do Campo.

Secretaria de Segurança Pública

Secretário: José Luís Martins Navarro

Currículo: Coronel Navarro é coronel reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com 34 anos de corporação, atuou no regimento de polícia montada “9 de Julho”. Foi o coordenador operacional no 1o batalhão polícia-choque Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Como coronel, foi o comandante do Policiamento de Área Metropolitana – 6 (CPA-M6) responsável pelo policiamento das sete cidades do Grande ABC. Exerceu a chefia da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André (2013-2016).

Secretaria de Transporte e Trânsito

Secretário: José Adão Alves

Currículo: Sargento Adão, 68 anos, é 1o Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo aposentado e Presidente Municipal do Partido Verde de Ribeirão Pires (PV). Foi inspetor de segurança do trabalho. É morador de Ribeirão Pires desde 1970, onde exerceu diversas funções, entre elas, foi vereador, secretário-geral da Câmara Municipal, comandante da Guarda Civil Municipal e diretor da Defesa Civil. Exerceu também os cargos de Secretário Municipal de Segurança Pública e de Trânsito e Transportes