Defesa Civil realizará evento de abertura da Operação Verão Seguro 2016/2017

Criado em 29/11/2016

A corporação está preparada para atender ocorrências relacionadas às fortes chuvas de verão

Na próxima quarta-feira (30), a Defesa Civil de Ribeirão Pires fará a abertura da Operação Verão Seguro 2016/2017 (OVS), o evento acontecerá na Câmara Municipal, às 13h. A Operação acontece de 1º de dezembro até 15 de abril e faz parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que tem como objetivo alertar e prevenir os riscos ocasionados pelas fortes chuvas de verão.

A Defesa Civil realiza durante todo o ano monitoramento dos locais de risco, considerando ainda que o maior risco é o de quedas de árvores, devido a cidade estar inserida dentro de grande área de mata nativa, portanto a corporação se empenha em trabalhar realizando vistorias técnicas preventivas com a avaliação de biólogos e removendo riscos iminentes, prevenindo assim, futuras ocorrências.

Em 2015, foram registrados em média 230 chamados relacionados ao período das chuvas de verão, no decorrer deste ano 123 ocorrências já foram registradas, lembrando que o período crítico das chuvas inicia-se em dezembro.

“Nós fazemos nosso trabalho, mas a OVS abrange toda a cidade. Todos devem estar alerta quanto ao período chuvoso em razão de raios, ventanias e fortes chuvas, que sempre podem acabar provocando até deslizamentos”, explica o comandante da Defesa Civil, Miguel Luís Filho.

Em caso de alertas, os munícipes devem entrar em contato com a corporação através dos telefones 199 ou 4825-1830 e informar o caso e o local.