Ribeirão Pires terá mais quatro médicos cubanos

Criado em 10/01/2014

Profissionais já estão sendo preparados para iniciar atendimento na Estância nos próximos dias

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires ganhará ainda mais reforço nos atendimentos prestados pela Atenção Básica. Além dos três médicos cubanos que iniciaram os trabalhos na Estância em dezembro do último ano, outros quatro profissionais do programa federal Mais Médicos integrarão as equipes da cidade nos próximos dias. Dois profissionais prestarão atendimento na Unidade de Saúde do Jardim Luzo e os outros dois no Jardim Caçula.

Os primeiros três médicos, que chegaram à cidade em novembro, estão sendo bem recebidos pelos moradores das UBSs da Quarta Divisão, Vila Sueli e Jardim Valentina. Edivaldo Marques, morador da Quarta Divisão, foi atendido por um dos médicos cubanos. "Ele foi bem atencioso, mediu a pressão e receitou o medicamento. Com certeza passarei com ele de novo", aprovou Edivaldo.

Todos os profissionais do programa Mais Médicos que chegam a Ribeirão Pires atuarão como generalistas. Eles passam por período de adaptação e integração à rede de saúde municipal. Os quatro novos médicos estão passando por este processo "Ficamos contentes com a vinda desses profissionais, que estão sendo importante reforço na implantação do modelo de saúde da família, que acompanha de perto as necessidades dos moradores", explicou o secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Koiti Takaki.

A Prefeitura de Ribeirão Pires solicitará ao Governo Federal mais sete médicos cubanos para atenderem a demanda das demais unidades da Rede de Atenção Básica do município. A cidade possui 10 unidades, sendo que em cinco delas o atendimento já é realizado dentro da Estratégia de Saúde da Família. As unidade que atendem neste modelo são Jardim Luzo, Valentina, Caçula, Quarta Divisão e Vila Sueli ? que já receberam os médicos generalistas cubanos. (10-01-2014)