Equipe de educação da Defesa Civil recebe novo veículo e cria brasão

Criado em 13/06/2016

O projeto leva ensinamentos às escolas da rede municipal, estadual e particular de Ribeirão Pires

A equipe de educação da Defesa Civil de Ribeirão Pires acaba de receber um novo veículo (Gol), transferido da Secretaria de Transportes e Trânsito, para seu uso exclusivo. Com isso, foi criado um brasão (vide anexo), com o desenho da equipe que permitiu que o carro fosse devidamente caracterizado para a realização do atendimento às unidades de ensino particular, estadual e municipal de Ribeirão Pires.

Os temas trabalhados pela equipe variam de acordo com o que é relevante no momento. Neste ano já foram abordadas noções de Defesa Civil, preservação do meio ambiente e combate, reconhecimento e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti. Atualmente, o tema tratado é o H1N1, cuidados com a higiene, reconhecimento dos sintomas da gripe influenza A, sua prevenção através de vacina e a disseminação da ideia da prevenção como modo de deter a infestação do vírus.

Para ensinar à primeira infância a equipe apresenta uma peça teatral com uso de fantoches onde as crianças aprendem brincando. Os protagonistas da história são a princesa Filó e seu príncipe Edinho. Ainda no decorrer da apresentação, a equipe faz performances e coreografias ao som das músicas “Lava a mão” da Galinha Pintadinha, “Comer, comer” do Balão Mágico e uma paródia composta pela própria equipe.

Ao todo, 23 escolas já foram atendidas e o agendamento das apresentações pode ser feito por qualquer escola, em contato com a Defesa Civil pelo telefone 4825-1830, ou pelo email: defesacivil@ribeiraopires.sp.gov.br.

"Esse trabalho tem o objetivo de levar às crianças os temas mais emergentes com o intuito de ensinar a importância da prevenção brincando", explica o coordenador da Defesa Civil e secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luís Filho.