Defesa Civil realiza palestra sobre saúde na ETEC de Ribeirão Pires


Criado em 08/06/2016

Foram abordados temas como o mosquito Aedes Aegypti, o vírus H1N1, primeiros socorros e resgate de animais

Na manhã desta quarta-feira (8), uma das equipes da Defesa Civil de Ribeirão Pires esteve na Escola Técnica Estadual palestrando sobre assuntos da área da saúde. O evento fez parte de um programa da escola chamado 5S, que visa melhorar o ambiente de aprendizado, agora no 4º Senso, denominado Seiketsu, o tema é saúde.

Cerca de 200 alunos, de cinco salas do ensino integrado da escola, ouviram a palestra e, inclusive, tiveram espaço para fazer perguntas. Os temas abordados foram: prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, prevenção contra o vírus H1N1, primeiros socorros e resgate de animais peçonhentos, silvestres, entre outros.

Os integrantes da Defesa Civil destacaram a importância de que todas as ocorrências citadas sejam sempre prevenidas para que nem, ao menos, cheguem a acontecer. “Sempre chamem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para que possamos tomar todas as providências necessárias e da melhor maneira possível”, explicou Ricardo Schwartz, coordenador de emergências da Defesa.

Ao encontrar animais silvestres, peçonhentos ou de raras espécies fora de seu habitat, a Defesa também se prontificou a resgatá-los, levá-los para avaliação de um especialista e depois soltá-los na natureza. Segundo eles, o importante é nunca matar ou maltratar qualquer um desses animais.

No caso do vírus H1N1, lavar sempre as mãos, tampar a boca e nariz quando vamos espirrar ou tossir, por exemplo, são medidas de evitar a contaminação. Além disso, revistar frequentemente o ambiente com o intuito de acabar com água parada e até construir uma mosquiteira com materiais recicláveis pode acabar com os focos de dengue, chikungunya e zika.

 

“Sentimos-nos lisonjeados quando recebemos um convite como esses, porque entendemos que passamos a ser um órgão de confiança para os munícipes. A presença de assuntos como esses nas escolas são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção”, concluiu o coordenador da Defesa Civil e secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luís Filho.