Cuidado com o meio ambiente entra em pauta nas escolas municipais

Criado em 07/06/2016

Ribeirão Pires mobilizou toda a rede de ensino na Semana Mundial do Meio Ambiente

Na última semana, entre os dias 02 e 03 de junho, as escolas da rede municipal de ensino realizaram diversas atividades em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente. As ações contaram com a participação de professores, estudantes e responsáveis.

As trinta e três escolas realizaram plantio de árvores, de hortas e jardins, aprenderam sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, além de participarem de feiras ecológicas, atividades autossustentáveis, palestras, confecções de brinquedos recicláveis e workshop de sofás e camas feitos com paletes e bancos, pufs com pneus e prateleiras com paletes e caixotes.

Instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo – Suécia. No Brasil, passou a ser comemorado em 1981, através do decreto nº 86.028, tendo por finalidade chamar a atenção em relação à ação políticas dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização.

A ação contou com a participação do Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires (NEARP), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (SEIT).

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Silmara Delfino, as crianças aprendem melhor quando o ensinamento é feito por meio de atividades lúdicas. “Estamos frequentemente procurando uma forma de comemorar os dias que remetem ao Meio Ambiente para que seja um assunto presente na vida acadêmica dessas crianças, pois é necessário que elas compreendam a importância de cuidarmos do nosso futuro”, contou.

A secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Dalva Sensato, ressaltou a importância das escolas ensinarem sobre temas que podem ser trabalhados no dia a dia. "As crianças são propagadoras de informação, ensiná-las no meio acadêmico faz com que elas ensinem o que aprenderam a seus familiares em casa, amigos, vizinhos e cresçam conscientes que que nós também fazemos parte do meio ambiente", concluiu.