Defesa Civil atende inúmeras ocorrências decorrentes das fortes chuvas


Criado em 07/06/2016

O acumulado de chuva de junho deste ano já é maior que os registrados no mesmo mês desde 2011

 

Desde ontem (6), a Defesa Civil de Ribeirão Pires atendeu várias ocorrências devido a grande quantidade de chuva. O registro do acumulado de chuva, das 16h de ontem até hoje, foi de 73mm. Foram registradas 17 quedas de árvores sobre vias públicas, fiação elétrica e em residências, nos bairros Jardim Iramaia, Parque do Governador, Vila Suíssa, Sítio dos Vianas, Balneário Palmira, Ponte Seca, Quarta Divisão, Ouro Fino e Vila Sueli.

As ocorrências com quedas de muro e deslizamento totalizaram cinco registros, nos bairros Jardim Maristela, Planalto Bela Vista, Vila Aurora e Vila Suíssa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil e secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luís Filho, todas as viaturas da corporação estão empenhadas em dar respostas aos eventos registrados, além do atendimento de primeiros socorros em vista dos acidentes de trânsito. Na Rodovia Índio Tibiriçá ocorreram dois acidentes, um deles envolvendo um motociclista e o outro envolvendo um ônibus e um carro de passeio.

As chuvas do mês de junho deste ano já ultrapassam os dados registrados para o mesmo mês desde 2011. A pluviometria acumulada em 72 horas foi de 91mm. E do dia 1º de junho até hoje (7), o total pluviométrico foi de 132,5mm. Vale lembrar que o município entra em estado de atenção quando o acumulado de chuva do dia chega aos 80mm.

"O trabalho da Defesa Civil não é somente atender a essas ocorrências, mas também evitá-las. Para isso, as nossas equipes participam de treinamentos durante todo o ano. Temos também um Plano Preventivo criado para enfrentar as chuvas de verão que é totalmente cabível nesta situação", explica Miguel Luís Filho.