Defesa Civil apresenta efetividades do Plano Preventivo 2015/2016

Criado em 06/06/2016

O programa envolve todas as secretarias para o enfrentamento das chuvas de verão

A Defesa Civil de Ribeirão Pires apresenta as efetividades do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai do dia 1º de dezembro a 30 de abril do ano seguinte, segundo o Decreto Municipal 6584/2015. Este decreto indica os procedimentos corretos para respostas às possíveis situações durante o período chuvoso, com o envolvimento de todas as secretarias municipais, onde cada uma indica um servidor como plantonista para que o mesmo, em caso de emergência, convoque servidores como resposta a possíveis desastres, calamidades ou eventos.

No dia 1º de dezembro aconteceu o lançamento do período do PPDC 2015/2016 na Câmara Municipal de Ribeirão Pires onde todos os procedimentos previstos para o período chuvoso são modelo para as 7 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

No PPDC 2015/2016 houve mudança do índice pluviométrico para mudança de nível, que caiu de 100mm para 80mm. Isso quer dizer que quando o somatório do índice de chuva atingir 80mm em três dias, a cidade passa do estado de observação para estado de atenção, quando passa a ser necessária uma vistoria preventiva em todas as áreas de risco para averiguação das circunstâncias.

O período considerado mais crítico para o município aconteceu dentro do previsto. Foram registradas enchentes na região do bairro Jardim Santa Rosa, porém sem maiores danos ou prejuízos, pois as intervenções preventivas como podas e supressões de árvores em risco colaboraram para bons resultados. Somam-se ainda, as remoções preventivas de moradores do Morro do Careca, divisa com Mauá e também do Jardim Santa Rosa.

Vale lembrar que o último registro do período de chuvas com vítimas em Ribeirão Pires aconteceu há 6 anos, no verão de 2009/2010.

No encerramento de cada programa acontece a apresentação dos resultados. Neste ano, ocorreu no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no dia 3 de abril.

Treinamento

Antes do início do PPDC, durante todo o decorrer do ano, a Defesa Civil realiza diversos trabalhos preventivos, como treinamentos e capacitações para possíveis riscos e contatos com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC's). Esses núcleos são formados por pessoas residentes nas áreas de risco, que são responsáveis por comunicarem a Defesa Civil sobre qualquer identificação de risco na comunidade que residem.

De outubro até o início de dezembro é realizada uma força tarefa para a realização de limpeza das galerias pluviais do centro da cidade. No início do segundo semestre é solicitada a limpeza dos córregos, rios e riachos para o melhoramento do escoamento das águas pluviais.

No mês de novembro, uma equipe da Defesa Civil participa do treinamento oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), com o objetivo de aperfeiçoar as atitudes a serem implementadas.

Desta forma, as ações são distribuídas durante todo o ano a fim de evitarem as ocorrências.