Bloqueio educativo aborda 297 condutores

Criado em 30/05/2016

Orientações para motoristas e entrega de bafômetros descartáveis marcaram o trabalho da equipe de educação no trânsito durante o Maio Amarelo

A Estância Turística de Ribeirão Pires está aproveitando o movimento Maio Amarelo para ampliar a discussão sobre direção segura. A equipe de educação da Secretaria de Transportes e Trânsito realizou bloqueio educativo na última semana e abordou 297 condutores, entregando panfletos com orientações para motoristas e pedestres.

A ação aconteceu na Avenida Francisco Monteiro, em frente ao Cemitério Municipal. No local, os carros abordados também receberam bafômetros descartáveis, cedidos pelo DETRAN em parceria realizada nesta ação. Com os equipamentos, a proposta é que os motoristas façam o teste antes de dirigir e percebam que mesmo uma dose pequena de bebida alcoólica será percebida por um equipamento regulatório.

“O bloqueio ajuda na conscientização dos motoristas, porque não realizamos autuação, apenas orientação. Além disso, a parceria com o DETRAN possibilita recursos de prevenção”, declarou o secretário de Trânsito, Miguel Luís Filho.

As ações de conscientização já estão resultando em boas notícias para o município. Segundo o acompanhamento realizado pelos agentes de trânsito durante o feriado prolongado dessa semana (entre os dias 26 e 29 de maio), nenhum acidente grave foi registrado.

Maio Amarelo - Movimento de adesão livre, com o intuito de chamar a atenção para a situação do trânsito atual, o Maio Amarelo está acontecendo pela terceira vez em Ribeirão Pires. Seguindo o exemplo do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, o movimento internacional tem como slogan “Maio Amarelo, Atenção pela Vida”, pretendendo despertar na sociedade atitudes de reflexão e estimular atividades concretas que levem a um comportamento mais seguro nas ruas, estradas e rodovias. Desde 2014, quando o município foi inscrito pela primeira vez, muitas ações já foram realizadas para atingir o objetivo do movimento: a redução dos acidentes que resultam em feridos e mortos.