Ribeirão Pires elabora Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado


Criado em 25/05/2016

PDUI estabelece diretrizes para orientar o desenvolvimentos conjunto entre municípios

A Secretaria de Política Comunitária e Institucional (SPCI), na noite de ontem, 24, realizou a audiência para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) no Centro Cultural de Ribeirão Pires, com a presença do Secretário da SPCI, Raphael Lopes de Souza, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Soares e a equipe da Desefeca Civil Municipal.

Ações voltadas à regulação são fundamentais em qualquer sociedade, especialmente nas grandes metrópoles que reúnem expressivas desigualdades socioeconômicas. Nesses territórios, instituir o macrozoneamento possibilita a organização das diversas áreas de interesse comum à região, e que perpassam vários municípios, a partir da pactuação de diretrizes orientadoras para ocupação do território que, ao se transformar em legislação, garantam o acesso democrático à região metropolitana.

O PDUI tem como instrumento legal de planejamento, estabelecer diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios e deverá contribuir para o ordenamento territorial da Região Metropolitana de São Paulo.