Mais de duas mil pessoas já passaram pelo Museu Ferroviário de Ribeirão Pires

Criado em 24/05/2016

Local recebe visitas em todos os horários

O Museu Ferroviário João de Abreu Duarte de Ribeirão Pires foi inaugurado no dia 30 de abril e já recebeu aproximadamente 2 (duas) mil pessoas. A iniciativa de criar o Museu surgiu por meio de pesquisas internas do Núcleo de Gestão Cultural, que identificou essa demanda desde a década de 1990, mais precisamente desde 1996, quando, por colaboração dos ferroviários, instalou o Museu Municipal no mesmo prédio. Além disso, Ribeirão Pires seria a segunda cidade do ABC Paulista a abrigar um Museu Ferroviário.

A estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para atrair o público, é sempre divulgar o novo espaço para escolas e visitas em geral. O local é movimentado por conta do Terminal Rodoviário e da Estação de Trem estarem próximas.

O acervo ferroviário é muito específico, porém diverso e já conta com muitos itens para apreciação dos visitantes. Entre os objetos que já existem no Museu Municipal Família Pires estão fotos, objetos de trabalho, acessórios e adereços, entre outros.