Ribeirão Pires, a melhor educação do ABC


Criado em 13/05/2016

Integrante do PNAIC-UFSCar desde 2013, município se destaca entre cidades metropolitanos de São Paulo


A educação municipal de Ribeirão Pires foi destaque mais uma vez. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em estudo realizado pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) divulgou essa semana que o município alcançou o resultado de alfabetização.

Para a coordenadora local do PNAIC-UFSCar, Luzinaide Klen, a alfabetização de Ribeirão tem se destacado. “70% das crianças da rede municipal estão lendo e produzindo textos já no primeiro ano. Os demais, no segundo ano já conseguem atingir essa meta”, disse.

Estes resultados comprovam que Ribeirão Pires está novamente à frente de outros municípios, segundo o Portal do MEC. O PNAIC serve para assegurar que as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental. Os resultados foram confirmados através das avaliações como a Provinha Brasil e o ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização).

Na avaliação do ANA, a Estância obteve em Leitura 76,27%, contra 59,6% de São Paulo e 43,56% da média brasileira. No quesito Escrita, os estudantes de Ribeirão Pires alcançaram o índice de 89,12%, contra 85,26% e 65,54%, São Paulo e Brasil respectivamente. Em Matemática, não foi diferente e a avaliação mostrou 70,80%, novamente acima da média do Estado de São Paulo (61,65%) e do Brasil (42,93%).

A secretária de Educação, Dalva Sensato, diz estar satisfeita com os resultados da educação municipal. “Em todas as avaliações externas, nossos alunos e professores mostram a qualidade da educação em Ribeirão Pires”, contou.