Plano Decenal de Medidas Socioeducativas


Criado em 12/05/2016

Grupo intersecretarial se reuniu para procedimentos sobre o atendimento de adolescentes em prestação de serviços à comunidade

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Pires reuniu agentes dos diversos segmentos relacionados ao trabalho de medidas socioeducativas no município para apresentar o Plano Decenal de procedimentos encaminhados pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

As medidas socioeducativas acontecem de acordo com uma linha de procedimentos: acolhimento, identificando as fragilidades e potencialidades dos adolescentes; a prestação de serviços à comunidade; direcionamento e apresentação do ambiente ao adolescente; desenvolvimento de atividades de acordo com as aptidões, supervisionado por responsável local; reconvocação, caso não haja adaptação no local de origem; e, por fim, o término do cumprimento da medida, com encaminhamento ao CREAS para avaliação e conduta final.

Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Arnaldo Franco Pereira, a importância desse encaminhamento é conseguir dar o primeiro passo. "É um planejamento para dez anos e alguém precisa começá-lo. Esse plano ajuda a estruturar o trabalho conjunto de diversas áreas relacionadas ao atendimento dos jovens, unindo forças para a construção social e psicológica desses adolescentes", declarou Arnaldo.

Entre os convocados para o trabalho intersetorial, destaca-se o trabalho das secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Políticas Comunitárias; e Segurança Pública. Também fazem parte do fluxograma de articulação o Poder Judiciário; Ministério Público; Casa da Juventude; Emprego e Renda; Atende Fácil e Centro de Formação Profissional.