Ciclo Trânsito conscientiza motoristas

Criado em 05/05/2016

Com o objetivo de prevenir acidentes, educando condutores e pedestres, agentes de trânsito atuam pelas ruas da cidade utilizando bikes durante o Maio Amarelo

Fortalecendo o trabalho da Secretaria de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires, o projeto Ciclo Trânsito, que aconteceu na cidade entre 2013 e 2014, foi retomado na última semana, junto ao projeto Maio Amarelo. Nesta ação, agentes fiscalizadores ajudam a prevenir acidentes.

Montados em bicicletas equipadas e caracterizadas, os agentes de trânsito ciclistas circulam em pontos de tráfego intenso, como Avenida Francisco Monteiro e Prefeito Valdírio Prisco. Com a bicicleta, eles se deslocam com mais agilidade, chegando de forma mais rápida às ocorrências.

“A abordagem educativa diferenciada e também emergencial, com a realização de travessias de pedestres, por exemplo, ajudam os condutores a se acostumarem com boas práticas no trânsito que evitam acidentes e protegem os pedestres”, declarou o secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luis Filho. “Além disso, estamos estimulando o uso do transporte alternativo e atendendo um pedido dos ciclistas, que é de acompanhar as principais dificuldades enfrentadas em meio ao trânsito da cidade e educar os motoristas”, finalizou.

Outras iniciativas serão levadas adiante pela equipe de agentes de trânsito, que intensificaram os trabalhos educativos dentro da rotina de trabalho, como a realização de bloqueios em pontos específicos da cidade e travessia de pedestres.

Maio Amarelo

Movimento de adesão livre, com o intuito de chamar a atenção para a situação do trânsito atual, o Maio Amarelo está acontecendo pela terceira vez em Ribeirão Pires. Seguindo o exemplo do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, o movimento internacional tem como slogan “Maio Amarelo, Atenção pela Vida”, pretendendo despertar na sociedade atitudes de reflexão e estimular atividades concretas que levem a um comportamento mais seguro nas ruas, estradas e rodovias.

Desde 2014, quando o município foi inscrito pela primeira vez, muitas ações já foram realizadas para atingir o objetivo do movimento: a redução dos acidentes que resultam em feridos e mortos.

Ações com alunos da cidade tiveram início no dia 3 de maio, por meio do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, com o lançamento do curso “Trânsito também é coisa de criança – especial Maio Amarelo”, na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mariinha, na Vila Nova Suissa. Aproximadamente, 150 alunos de quatro a cinco anos participarão, semanalmente, de atividades sobre reflexões de trânsito para a formação de cidadãos mais gentis e responsáveis para ocuparem as vias. Outra finalidade desta ação é que estes alunos possam ser agentes multiplicadores da educação para o trânsito dentro dos próprios núcleos familiares.

Já a Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, iniciará, no próximo dia 11,  uma jornada de educação para o trânsito com aproximadamente 300 alunos do primeiro e do segundo ano. Trabalhos sobre reflexão com o Movimento Maio Amarelo serão desenvolvidos até setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Trânsito (25/09).