Ribeirão Pires participa do plano regional de resíduos sólidos em audiência pública


Criado em 19/04/2016

Na próxima quarta-feira (27), 14h, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC promoverá audiência pública na Câmara Municipal de Ribeirão Pires para discutir o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC.

O plano tem como foco o planejamento de soluções integradas para enfrentar temas importantes como a ampliação da coleta seletiva, com a destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. Durante a sessão, cidadãos poderão contribuir para o trabalho.

O Comitê, formado em 2014, é constituído por representantes das áreas técnicas e gestores das prefeituras do ABC. O Plano Regional está entre as ações prioritárias apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC 2014-2017, elaborado pelo Consórcio.

A elaboração do PPA busca o planejamento da gestão dos resíduos possibilitando a implantação de programas e sistemas regionais que atendam às necessidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal nº 12.305/2010), que permitiu o início de uma nova etapa na gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, com a possibilidade de se alterar a rota tradicional de descarte de materiais em aterros e lixões.

Vale lembrar que no ano passado, Ribeirão Pires fechou parceria com a empresa Cooperpires que realiza a coleta seletiva do município com nova estrutura atendendo ao plano emergencial para Coleta Seletiva de Ribeirão Pires que visa garantir seleção e destinação correta aos resíduos recicláveis.

Os desafios do ABC dentro da temática correspondem à indisponibilidade de áreas para a implantação de novos aterros sanitários e esgotamento dos aterros públicos, a exportação de resíduos entre municípios, custos elevados de transporte e disposição de outros.

Para outras informações, acesse:

http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/content.php?type=2&cat=4&c>