Ribeirão Pires instala lixeiras grafitadas


Criado em 19/04/2016

Os recipientes em que depositamos nossos resíduos também podem ter estilo. A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Casa do Hip Hop, realiza desde o início do mês a implantação de lixeiras grafitadas no centro da cidade.

A ação, idealizada pela Secretaria do Meio Ambiente, tem como objetivo atender também os bairros de Ribeirão Pires que possuem praças, totalizando instalação de 100 lixeiras até o final de abril. Somente nesta semana, a SEMA instalará mais 50 lixeiras na região Central, Av Miguel Prisco e Francisco Monteiro. Este projeto deve reduzir o vandalismo, além de se tornar decoração e propagar o trabalho dos artistas da cidade.

Tridy Queiroz, 30, morador da Vila Aurora, trabalha com o grafite há quatro anos. Ele é um dos grafiteiros responsáveis pelas artes nas lixeiras. Para ele, este trabalho traz à Ribeirão Pires um ar descontraído. “Fiz umas cinco lixeiras, com temas de flores, e uma em especial em homenagem à um grupo de RAP aqui da cidade. Me orgulhei ao ver o trabalho exposto nas ruas”, afirmou.

Em preocupação com a poluição ambiental, a administração utiliza no projeto artes coloridas de tema “Meio Ambiente” para chamar a atenção da população e impactar o cidadão, chamando atenção para a preservação.

Descarte de materiais

Vale lembrar que em Ribeirão Pires há também a coleta de lixo eletrônico no trailer localizado na Vila do Doce (Rua Boa Vista s/n Centro). São recolhidos diversos materiais como: tomadas, secadores, sanduicheiras, computadores, impressoras, televisores, máquinas de lavar, geladeiras, entre outros objetos sem uso ou danificados.

Este trabalho tem como objetivo evitar o descarte incorreto destes resíduos, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Todo material recolhido é encaminhado para a Cooperpires que faz a triagem e a destinação correta dos eletrônicos.