Ribeirão Pires consegue mais R$ 9,7 milhões para Teleférico

Criado em 20/12/2013

Recurso vem do Ministério do Turismo e somado a verbas do DADE, prefeito Saulo Benevides projeta início das obras para o terceiro trimestre de 2014

O prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, conseguiu junto ao Ministério do Turismo a liberação de R$ 9,7 milhões para implantação do Teleférico. O recurso é destinado para obras do equipamento turístico que terá 2,2 quilômetros. A previsão do Executivo é que a construção tenha início no terceiro trimestre de 2014.

“Estamos desde o início do ano em busca deste recurso e agora recebemos a boa notícia. É outra meta de campanha, compromisso que assumi com a população de Ribeirão Pires que sai do papel. É um equipamento de lazer que irá alavancar o turismo da cidade”, afirmou Saulo.

Além dos R$ 9,7 milhões Ribeirão Pires já havia conseguido R$ 990 mil oriundos do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – para a elaboração de projeto executivo do Teleférico - Cidade Encantada e fará uma contra partida de R$ 800 mil. Somados, os recursos totalizam R$ 11,5 milhões, valor que possibilita a construção de 1,8 km dos 2,2 km do projeto original.

“Já estamos em fase final para publicação e contratação de empresa para realização do Projeto Executivo. Para fevereiro está prevista a abertura da licitação e o início das obras está projetado para setembro”, explicou o prefeito. “Ouvi muitas piadas e vi na imprensa muita ironia de adversários e pessoas pessimistas. Seguimos trabalhando e a cada dia o projeto Teleférico se torna realidade”, completou.

Na primeira fase o Teleférico ligará o Morro Santo Antonio, no Jardim Mirante, até o Parque Milton Marinho de Moraes (Camping), no bairro Estância Noblesse. Neste ponto está projetada outra atração turística, o Parque Temático – Cidade Fordlândia, cuja Prefeitura já dispõe de R$ 3,4 milhões para obras.

“Iremos ter nesta primeira fase 1,8 km de extensão. Já projetamos a verba do DADE de 2014, cerca de R$ 5 milhões, para concluir os 400 metros restantes, mais obras complementares como gastronomia e outros pontos de lazer. Esta segunda etapa sairá do Morro Santo Antônio em direção ao Centro da Cidade, em local a ser definido”, contou o prefeito.

Com 2,2 km o Teleférico de Ribeirão Pires será o segundo mais extenso do Brasil, só perdendo para o equipamento instalado no Morro do alemão, no Rio de Janeiro, com 3,5 km. No mundo, está entre os dez mais extensos. (20/12/2013)