Atendimento ampliado na farmácia da UPA Santa Luzia tem boa adesão de pacientes

Criado em 17/12/2013

Aos finais de semana e fora do horário de expediente das UBSs, é possível retirar medicamentos disponíveis gratuitamente na Atenção Básica.

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue investindo em melhorias na rede municipal de saúde. Desde 1º de novembro, a farmácia localizada dentro da UPA Santa Luzia está fornecendo medicamentos gratuitos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde fora do horário de atendimento das UBSs. Mais de 1.500 pacientes já foram atendidos e 2.200 receitas registradas desde que o serviço passou a funcionar em novo horário.

De segunda a sexta-feira, das 16h às 7h, e durante todo o dia e noite aos sábados e domingos, pacientes da cidade que precisarem de remédios prescritos por médicos, como antibiótico, podem retirá-los na UPA. Antes, o paciente que passasse, por exemplo, no Hospital e Maternidade São Lucas no final de semana e precisasse de um dos medicamentos disponíveis na Atenção Básica, como remédio para controle de pressão arterial, teria que aguardar até segunda-feira para retirá-lo gratuitamente na rede, dentro do horário de funcionamento das UBSs (segunda a sexta-feira, das 7h às 16h).

Para casos como este, de pressão arterial, que demandam tratamento contínuo, a farmácia da UPA fornece medicação apenas para início imediato dos cuidados - pelo período de cinco dias, até que o paciente retome a retirada do remédio na Unidade Básica de Saúde.

“Essa foi uma reivindicação dos moradores durante as reuniões participativas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos anos. O Conselho Municipal de Saúde e os vereadores reforçaram esse pedido e o prefeito Saulo (Benevides) determinou a mudança, para contemplar os pacientes que tinham que comprar remédios ou aguardar para retirar sem custo nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou o secretário de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.

“Os investimentos da Prefeitura incluem melhorias estruturais, com reforma e ampliação da rede, aquisição de novos equipamento e modernização dos sistemas de atendimento. Estamos ouvindo a população, realizando mudanças e buscando recursos junto aos governos estadual e federal para viabilizar importantes projetos”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides. (17/12/2013)