GCM de Ribeirão Pires realiza ronda em mais de 50 bairros

Criado em 22/03/2016

No mês de fevereiro, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, por meio das equipes da ROMU e do canil municipal, efetuaram mais de 130 rondas ostensivas nos arredores do município, atendendo 57 bairros em horários diferenciados.

A partir de dados colhidos na Delegacia de Ribeirão Pires, a Guarda Civil Municipal observou os bairros que têm maiores índices de criminalidade e expandiu o serviço de rondas ostensivas com a averiguação de veículos e indivíduos suspeitos para promover a segurança dos moradores.

O resultado das rondas, à partir dos boletins registrados, foi de 27 ocorrências no Centro da cidade, 52 ocorrências em bairros diferenciados, sendo 33% do total roubos a mão armada e de veículos, registrados predominantemente no período noturno.

Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB), as operações servem como ações preventivas para o município. "Trabalhamos para reduzir os índices de criminalidade com meta de gerar uma cidade mais segura", afirmou o prefeito.

Segundos dados oficiais registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ribeirão Pires apresentou uma diminuição nos índices de criminalidade como roubo, furto e homicídio entre 2014 e 2015. Em relação a roubos e furtos em geral, Ribeirão Pires apresentou queda de 26% em relação ao ano anterior.

Houve queda também nos casos de homicídio, de 21 casos em 2014, para 5 casos em 2015, variação de -76,19%. Já no furto e roubo de veículos, Ribeirão Pires registrou queda de -23,75% nos casos, apresentando quedas de 261 roubos para 201, e 379 furtos para 289.

Investimentos

Entre os principais investimentos na área da segurança, realizados pela Prefeitura em 2015, está a nova Base da Guarda Civil Municipal, no Centro Alto, a compra de novas viaturas e três novas armas para corporação, a instalação do videomonitoramento e o treinamento dos três cães do canil da GCM.

Segundo o secretaria de Segurança Pública, o resultado da queda dos índices de criminalidade reflete ao investimento do administrativo para a segurança pública da cidade.

A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas ao principal canal de comunicação com o munícipe que é o "Disque 153", número destinado à atender chamados para casos como: vandalismo; pichações; danos ao patrimônio público; crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.