Educação se prepara para o Dia D de combate ao Aedes Aegypti

Criado em 17/03/2016

Ações mobilizarão as 33 escolas municipais e substituirá o desfile cívico de aniversário

No próximo sábado (19) a Estância Turística de Ribeirão Pires estará comemorando seus 62 anos de emancipação. Este ano, a programação está diversificada e a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (SEIT) está preparando ações de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Desde o dia 19 de fevereiro, as 33 escolas municipais criaram seu próprio cronograma de acordo com a faixa etária de cada unidade. Além das atividades internas essa mobilização conta com o auxílio das secretarias de Saúde e Higiene (SSH), do Meio Ambiente (SEMA), de Transporte e Trânsito (STT), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil Municipal.

As atividades desenvolvidas consistem em palestras, peças teatrais, fantoches, materiais informativos, cartazes, criação de músicas e poemas, atividades lúdicas, oficinas de repelentes caseiros e armadilhas para o mosquito, além dos mutirões nas ruas no entorno das escolas. Todas as atividades buscam a conscientização e a prevenção, tanto das crianças quanto da comunidade local.

Para a secretária de Educação, Dalva Sensato, essa iniciativa conquistou a todos. “As secretarias, os diretores, coordenadores, as crianças, os pais, todo mundo abraçou essa causa e fez com que a iniciativa de mobilizarmos as escolas contra a proliferação do mosquito fosse bem recebida por todos. Além disso, é nítida a alegria das crianças em estar compartilhando com os adultos sobre o que elas estão aprendendo”, contou.

Durante o aniversário da cidade as crianças estarão apresentando para os pais e vizinhança da escola sobre o que aprenderam, como se prevenir e evitar os focos, identificar os sintomas das doenças transmitidas, entre outras atividades. A mobilização acontecerá nas 33 escolas municipais de Ribeirão Pires.

Programação de aniversário

Além das ações de conscientização nas 33 escolas municipais, este ano o aniversário de emancipação de Ribeirão Pires contará com os seguintes eventos gratuitos:

Festa Gaúcha – acontecerá entre os dias 11 e 27 de março, no Complexo Cultural Ayrton Senna, das 12 às 22h.

Maratona Trilheira – acontecerá no dia 20 de março, a partir das 8h, com largada do Complexo Cultural Ayrton Senna. O percurso terá 16km de corridas e caminhadas nas trilhas da Estância. Essa ação é uma parceira da prefeitura com o Rotary Club.

Festival de Bandas Covers – Será realizado na Praça Central, entre os dias 19 e 20 de março. O festival apresentará shows covers de nomes como Raul Seixas (Banda Ecologia), Legião Urbana (Banda O Livro dos Dias), Cazuza (Banda Ideologia) e Queen (Classical Queen). Além disso, o palco também receberá bandas regionais, já conhecidas pela população.

Sábado – 19/03
14h – ACOUSTICAHOLIC
16h – Carlos Miúdo
18h – Banda Ideologia – Cazuza
20h – Banda o Livro dos Dias – Legião Urbana

Domingo – 20/03
12h – Hosana Anjos
14h – Banda Explosão
16h – Banda Ecologia – Raul Seixas
18h – Classical Queen – Queen

Gastronomia – Outra opção de comemoração do aniversário será mais uma edição do “Sabores na Rua”, em versão especial “Gostinho Brasileiro”. Serão 14 participantes, com barracas, preparando pratos típicos de variadas regiões do Brasil. As barracas estarão na Vila do Doce durante os dias 19 e 20 de março.