Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires ganha canil

Criado em 05/12/2013

GCM da Estância iniciou processo de treinamento de duas fêmeas que irão auxiliar corporação em ações táticas

A Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires ganhou importante reforço para proteger moradores e o patrimônio público. Em novembro, a Guarda Civil Municipal iniciou a formação do Canil da corporação. Foram doados à GCM da cidade dois cães, uma filhote de pastor alemão, de quatro meses de idade, e uma filhote de pastor belga de Malinois, de dois meses.

Os cães serão adestrados e auxiliarão membros da GCM dos trabalhos com apreensão de drogas e patrulhamento, além de serem parte dos projetos sociais e educacionais da Guarda de Ribeirão para o próximo ano. Nesta semana, a pastor alemão iniciou o treinamento, que será ministrado pela GCM de Diadema, por meio de parceria com a GCM da Estância.

A Secretaria de Segurança Pública prevê a chegada de mais cães, que poderão auxiliar equipes de resgate a localizar vítimas de acidentes, por exemplo. Membros da GCM serão os condutores dos animais. Esses profissionais também participaram de cursos sobre adestramento e comportamento dos cães, workshops sobre como os cães pensam e agem e também curso sobre intervenções táticas utilizando esses animais.

“Eles irão nos auxiliar em situações reais e de risco, protegendo até os guardas. Além de nos dar apoio em conflitos e outras ações, eles farão parte de projetos sociais da GCM em escolas, hospitais e entidades, para levar informação às crianças”, explicou o GCM Rogério Simões. (05/12/2013)