Ribeirão intensifica ações de combate à dengue nas residências

Criado em 24/02/2016

Prefeitura redobra cuidados para prevenir a doença e conta com apoio da população para manter o índice zero de casos contraídos no município

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires através do Centro de Controle de Zoonoses promove entre os dias 18 e 29 de janeiro ações de intensificação do combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus com orientações a moradores.

Até a próxima segunda-feira, os agentes comunitários de saúde e a equipe dos agentes de endemias realizarão ações preventivas no município, localizando e combatendo os focos presentes intensificando as ações de combate através de mutirões, onde são vistoriadas residências a procura de criadouros para que se proceda à eliminação de focos do mosquito e entrega de folhetos com orientações aos moradores.

O Centro de Controle de Zoonoses alerta os munícipes sob a necessidade de minimizar a infestação no município e consequentemente, a transmissão de casos das três doenças, devendo ser adotados por todos os moradores. Solicitando que todos os moradores verifiquem suas residências (áreas externas e internas) com a eliminação de possíveis criadouros.

"A principal prevenção consiste em não deixar o mosquito nascer. Contamos com a colaboração dos moradores para evitar o acumulo de água em recipientes e também fazendo denúncias sobre possíveis focos do mosquito transmissor, para que nossos agentes possam verificar as informações", explicou o secretário de Saúde e Higiene da Estância, Gerson Constantino.

Através do telefone 4824-3748, os moradores podem solicitar que os profissionais verifiquem residências e áreas onde possa haver focos do Aedes aegypti. Se constatado algum foco do mosquito, uma equipe de agentes realiza trabalho de orientação aos moradores da região onde foram encontradas larvas.