Defesa Civil combate criadouros de Dengue


Criado em 22/02/2016

Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil efetuam vistorias em locais


A Defesa Civil de Ribeirão Pires, vistoria pontos com possíveis locais propícios para focos do mosquito. Desde o mês de fevereiro, já foram realizadas mais de 900 vistorias pelas equipes da Defesa Civil em parceria com os agentes do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). Os Nupdecs são núcleos que buscam envolver as comunidades localizadas em áreas suscetíveis aos problemas naturais em um processo de construção de uma consciência crítica sobre a preservação do meio ambiente.

São 17 núcleos espalhados em 17 bairros. Para isso tem um total de 29 pessoas envolvidas. O objetivo é levar noções de defesa civil, alertar os moradores sobre os perigos recorrentes no período das chuvas que se iniciam em dezembro e se estendem até abril e buscar novos multiplicadores para as campanhas de prevenção.

“Trata-se de pessoas das comunidades que são cadastradas na Defesa Civil para serem nossos interlocutores”, explica a Comandante de Defesa Civil, Miguel Luiz Filho.

De acordo com a Defesa Civil, em pelo menos 20% delas foram encontrados locais com possíveis criadouros e em sua maioria são eliminados de imediato. Em casos mais complexos os dados são repassados para o Centro de Controle de Zoonoses onde uma equipe se desloca e toma medidas necessárias. Hoje, os dados passados pela Secretaria de Saúde e Higiene (SSH) são de que os casos de dengue contraídos na cidade são zero, ou seja, são zero casos de dengue do municipio

Os agentes do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) são capacitados para reconhecerem os perigos (deslizamentos, enchentes, inundações, perigos nas tempestades) e ficam de olho para acionarem a Defesa Civil em casos de risco iminente. Os líderes se tornam "olhos e braços" da Defesa Civil dentro das comunidades e são multiplicadores de conhecimentos sobre o processo de prevenção. São alertados sobre o descarte correto de lixo, sobre a importância da reciclagem, sobre os perigos dos raios, deslizamentos, enxurradas e inundações de um modo em geral.