Museu de Ribeirão já atraiu mais de 12 mil visitantes

Criado em 17/02/2016

Local está aberto ao público para visitações e possui o livro de visitas na recepção

O Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli de Ribeirão Pires já recebeu mais de 12 mil visitantes. O museu municipal está localizado ao lado do Paço Municipal, na rua Miguel Prisco, 286 – Centro. No livro de visitas que fica à disposição na recepção do museu, munícipes e turistas da região e de outros países deixam mensagens elogiando o espaço e a organização.

Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB), o museu é apenas o começo. “Nosso governo reconhece a importância de investir em cultura e turismo, por isso temos certeza que, após a construção do Teleférico o número de turistas aumentará muito, gerando mais movimento, renda e empregos para Ribeirão Pires”, comentou.

O museu está aberto à visitação e fica ao lado do Paço Municipal, onde também se encontra o Jardim Japonês, outro ponto de visitação e cartão postal da cidade.

Acervo cultural

O governo reativou a pinacoteca municipal, que estava há 20 anos parada. O acervo está de volta a exposição no Centro de Exposições e História. A Pinacoteca Municipal leva o nome de Guilherme de Carvalho Dias, pintor e ilustrador que trabalhou em grandes revistas de São Paulo e do ABC, falecido em 1984.

Museu também conta com o Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, com sala específica dentro do prédio Ricardo Valeriano Nardelli. Com esse Centro, estudos de tombamento como o da casa do Herbert Richers – que foi reativado em 2013 – poderão ser feitos. Esses tombamentos projetam positivamente a cidade, pois diversos historiadores da cidade já parabenizam Ribeirão Pires por essa proteção ao patrimônio histórico e cultural.