Trânsito de Ribeirão Pires utiliza bikes em ações educativas

Criado em 04/12/2013

Prefeitura capacitou profissionais que orientarão condutores e pedestres da região central da Estância utilizando bicicletas para se aproximarem da população

O Ciclo Trânsito, novo projeto realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, já está dando mais agilidade às equipes que trabalham para garantir segurança no sistema viário da cidade. A Secretaria de Transporte e Trânsito capacitou profissionais para orientarem e monitorarem a região central da Estância utilizando bikes.

Foram contratados sete novos controladores de tráfego que desempenham a função. Eles passaram por treinamento – 80 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas – e já começaram a trabalhar. “Durante a preparação, eles tiveram reciclagem quanto a práticas de direção defensiva, legislação, relacionamento interpessoal, manutenção e mecânica de bicicletas, além de rádio comunicação. Tudo para que o desempenho nas ruas seja o melhor possível”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Os monitores atuam em horários alternados. Cinco deles trabalham de quarta-feira a sexta-feira, das 13h às 21h. Aos sábados e domingos, das 7h às 15h. Outros dois profissionais fazem plantão, no sistema de 12 horas por 36, durante toda a semana.

Com a iniciativa, a Prefeitura pretende diminuir acidentes de trânsito com a prevenção. A ideia é ampliar os trabalhos de educação no trânsito e, antes de punir, orientar e ensinar sobre práticas seguras. (04/12/2013)