Ribeirão Pires realiza campanha contra AIDS/DST/HEPATITE


Criado em 03/02/2016

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires através da Secretaria de Saúde e Higiene, iniciará a partir do dia 05 de fevereiro (sexta-feira) a campanha de prevenção a DST/AIDS e Hepatites Virais para o carnaval. O novo projeto tem como nome "Prevenir, testar e tratar".

A campanha será realizada no Terminal Rodoviário à partir das 14h, com a distribuição de folders e preservativos para a população através de equipes do programa DST/AIDS da Prefeitura de Ribeirão Pires.

A AIDS tem tratamento que garante maior sobrevida aos pacientes, mas, ainda não tem cura. "Por isso é importante o uso de camisinha, prevenindo além da AIDS, outras Doenças Sexualmente Transmissíveis como a Sífilis, as Hepatites Virais, herpes genital e outras, além da à gravidez indesejada", afirma a coordenadora do departamento de Infectologia da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, Nanci Garrido Butin.

Assim, a Prefeitura de Ribeirão Pires informa que o foco da campanha é estimular o uso do preservativo, que este deve ser sempre um hábito e também incentivar a busca pela realização do diagnóstico de HIV, Sífilis e hepatites.

Segundo o secretário de Saúde e Higiene, Gerson Constantino, estas campanhas tem como objetivo reforçar a atenção e cuidado com o uso de preservativos afim de diminuir o caso das doenças no município gerando melhor qualidade de vida aos ribeirãopirenses.

Para realizar testes gratuitos de HIV (AIDS), Sífilis e Hepatites B e C, a Prefeitura disponibiliza o SAE - Serviço de Atenção Especializada de segunda à sexta-feira das 8 às 17h no Centro de Testagem e Aconselhamento na Av.Francisco Monteiro, 205 - Centro.

O SAE também faz parte da prevenção ministrando palestras em empresas, escolas e outras instituições. O Programa também presta assistência através do atendimento aos portadores do vírus da AIDS e outras DSTs/Hepatites B e C.