Índice de Criminalidade tem queda em Ribeirão Pires

Criado em 02/02/2016

Comparativo entre 2014 e 2015 apresentado pela Secretaria de Segurança do Estado aponta diminuição nos índices de criminalidade em Ribeirão Pires

Segundos dados oficiais registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município de Ribeirão Pires apresentou uma diminuição nos índices de criminalidade como roubo, furto e homicídio em um comparativo entre 2014 e 2015. Em relação a roubos e furtos em geral, Ribeirão Pires apresenta queda de aproximadamente 26% em relação ao ano anterior. Este número pode ser explicado através da fiscalização e da ampliação da ronda ostensiva no município.

Houve queda também nos casos de homicídio, de 21 casos em 2014, para 5 casos em 2015, variação de -76,19%. Já no furto e roubo de veículos, Ribeirão Pires registrou queda de -23,75% nos casos, apresentando quedas de 261 roubos para 201, e 379 furtos para 289.

Para a secretaria de Segurança Pública, o resultado representa os esforços da Guarda Civil e Polícia Militar em combate ao crime, desta forma, a cidade se destaca em segurança. Vale lembrar que em Ribeirão Pires, a Segurança Pública acontece em parceria entre as polícias com apoio da Guarda Civil Municipal.

Entre os principais investimentos na área da segurança, realizados pela Prefeitura em 2015, está a nova Base da Guarda Civil Municipal, no Centro Alto, a compra de novas viaturas e três novas armas para corporação, a instalação do videomonitoramento e o treinamento dos três cães do canil da GCM. Segundo o secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires, Tales Aramis, o resultado da queda dos índices de criminalidade reflete ao investimento do administrativo para a segurança pública de Ribeirão.

Ações Preventivas
Na última semana, foi realizada uma ação integrada entre a GCM de Ribeirão Pires e a GCM de Mauá acompanhada pelo Canil da Guarda Civil Municipal de RP. A ação preventiva feita diariamente percorreu vários bairros da Estância, como o Centro Alto e diversos bairros afastados, tal como Parque Aliança e tem como previsão atender nesta semana o bairro Quarta Divisão. Na operação foram apreendidos veículos irregulares.

A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas ao principal canal de comunicação com o munícipe que é o “Disque 153”, número destinado à atender chamados para casos como: vandalismo; pichações; danos ao patrimônio público; crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.