Calendário de Vacinação atualizado já está em vigor em Ribeirão Pires


Criado em 25/01/2016

Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunizações altera esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia.

A Secretaria de Saúde e Higiene do estado de São Paulo informou no início do mês a mudança no calendário de vacinação. Os postos de saúde de Ribeirão Pires já aderiram o acordo e as orientações necessárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Estão sendo alteradas as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal de poliomielite e o número de doses da vacina de HPV que não será mais necessária a terceira dose. As mudanças são realizadas pelo Ministério da Saúde.

Outra mudança é na vacinação de Hepatite B, que será ampliada para toda população independente da idade e da vulnerabilidade, sendo aplicada na livre demanda das unidades de saúde.

Já para os bebês, a principal alteração está na redução de uma dose de vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora, será plicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço aos 12 meses, mas poderá ser tomada até os 4 anos de idade.

A vacinação da Poliomielite também foi alterada. Administrada aos seis meses de idade deixou de ser oral e passou a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina injetável na prevenção contra a paralisia infantil tendo em vista a proximidade mundial da doença. A partir de agora, a criança recebe as três primeiras doses do esquema aos dois, quatro e seis meses de vida.

Também haverá mudança da vacina meningocócica C, que protege as crianças contra a meningite. O reforço que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicados aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Já a vacina de febre amarela, a idade mínima para vacinação é de 9 meses de idade. Apenas nas situações de epizootias a idade mínima será de 6 meses de idade, o esquema vacinal consiste de uma dose de reforço único. Vale lembrar que a vacina não deve ser aplicada simultaneamente com as vacinas de tríplice viral ou tetraviral na primovacinação em crianças menores de 2 anos de idade.

Considerando as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires se preocupa com a população e informa que as vacinas já estão disponíveis nos postos de saúde do município para a realização das doses de vacinação.

Para outras informações, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disponibiliza mais detalhes sobre a vacinação: http://www.brasil.gov.br/.