Cidade moderniza equipamentos de unidades de saúde da rede municipal

Criado em 27/11/2013

Investimentos contemplarão, entre outras áreas, a reestruturação da rede de atendimento de saúde à mulher

A Prefeitura de Ribeirão Pires está adquirindo novos equipamentos para a rede de Atenção Básica de saúde e Complexo Odontológico. Por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, o município destinará cerca de R$ 152 mil para a compra de instrumentos como macas, câmara de conservação de vacinas, mesas auxiliares, entre outros. A medida faz parte das ações de qualificação e modernização da rede municipal de saúde, que inclui reformas das unidades e até mesmo cursos para aprimorar o atendimento prestado pelos profissionais do setor.

Todas as Unidades Básicas de Saúde receberão novos equipamentos. Entre as áreas beneficiadas está o atendimento à saúde da mulher. Entre os itens adquiridos, há detectores fetais de mesa, utilizados no atendimento às gestantes para diagnóstico de gravidez, detecção de fluxo de cordão umbilical, registro de batimentos cardíacos através de painel digital, entre outras funções. A UBS do Centro receberá novo colposcópio, equipamento para exames ginecológicos. A UBS Central é referência neste exame para toda a rede de Atenção Básica da cidade.

“Estamos investindo na modernização estrutural de todas as unidades da rede, colocando em prática o que projetamos para este e os próximos anos. Dessa forma, estamos cumprindo as metas estipuladas, de melhorar a saúde e garantir mais qualidade de vida aos moradores”, explicou o prefeito Saulo Benevides.

Para o secretário de Saúde e Higiene, Koiti Takaki, os novos equipamentos contemplam também os profissionais do setor. “Com isso, médicos e equipes de enfermagem têm melhores condições de acolher os pacientes e prestar um bom atendimento”, afirmou Takaki.

Os recursos utilizados pela Prefeitura para a aquisição dos equipamentos são provenientes repasses do Governo Federal e do Estado, por meio de incentivo à Estratégia de Saúde da Família e do programa estadual Qualis UBS, para qualificação e reestruturação das unidades da Atenção Básica e Complexo Odontológico. (27/11/2013)