Castração de animais inicia no próximo sábado (16)

Criado em 13/01/2016

Ação prevê o atendimento de cerca de dois mil cães e gatos nas dependências do CCZ, sendo prioridade animais já cadastrados em lista de espera, nos bairros, o Castramóvel atenderá em data ainda a ser divulgada pela Secretaria de Saúde e Higiene

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Saúde e Higiene por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia no próximo sábado, dia 16, o programa de castração e identificação de cães e gatos, machos e fêmeas do município. A ação atenderá animais já cadastrados e que aguardam a castração em lista de espera.

A castração e identificação ocorrem através de microchips que integram o programa de guarda responsável de animais e atende a lei estadual 12.916, de 2008. Segundo a Dra. Eliana Maciel, veterinária responsável pelo CCZ de Ribeirão Pires, o objetivo principal é o controle reprodutivo de cães e gatos minimizando o conseqüente abandono de animais em vias públicas.

Em atendimento a citada lei, os denominados “cães comunitários” terão prioridade, porém é necessário que um responsável pelo animal assuma os cuidados pós operatórios. Esta prioridade visa o controle populacional ao evitar a reprodução descontrolada dos cães “criados” nas ruas.

Segundo o secretário de Saúde e Higiene, Gerson Constantino, a castração é um serviço necessário. “Vamos promover um trabalho de conscientização da população através da posse responsável do animal. Educar a população com o cuidado correto do animal doméstico é indispensável”, afirma.

Reitera ainda a importância da adoção dos cães abandonados. “Adotar os animais abandonados, além de diminuir a contingência do abandono no município, simboliza um gesto de solidariedade e compaixão pelos bichinhos que foram abandonados e hoje esperam por um lar”, afirma.

A castração será realizada nas dependências do CCZ e nos bairros do município em uma unidade móvel denominada “Castramóvel”, ainda com data a ser definida pela secretaria. O veículo é adaptado para procedimentos cirúrgicos que pretende atender dois mil animais entre espécies caninas e felinas, distribuídas ao longo do ano, em uma média de 200 animais ao mês.

O objetivo da castração é: para as fêmeas, evitar infecção uterina e câncer de mama, evitar a gravidez psicológica e suas conseqüências e evitar o cio. Já para os machos, evita os tumores nos testículos, minimiza demarcação territorial e minimiza a agressividade devido à excitação sexual.

“Cada um dos envolvidos neste projeto, juntamente com o apoio da população faz com que nossa cidade, e principalmente os animais, tenham a devida atenção e os cuidados necessários”, reitera o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

A Secretaria de Saúde e Higiene informa que para a castração, é necessário o cadastro dos animais. Serão cadastrados os animais até que se atinja o total de 2 mil animais. Os locais e datas da ação pelo Castramóvel serão divulgados em breve. O cadastro pode ser realizado no próprio CCZ através do telefone: 4824-3748.