Ribeirão Pires recebe médicos cubanos


Criado em 01/11/2013

Nesta sexta-feira (01), profissionais vindos pelo programa federal Mais Médicos iniciaram período de integração ao serviço municipal de saúde

A Estância Turística de Ribeirão Pires recebeu nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, três médicos cubanos pelo programa Mais Médicos. Recepcionados por equipe de gestores da Secretaria de Saúde e Higiene do município, os profissionais, que atenderão em três Unidades Básicas de Saúde, começaram a se ambientar na cidade e conhecer o sistema de trabalho.

“Os médicos cubanos passarão por um período de integração para conhecer o trabalho desenvolvido na rede municipal de saúde. Estamos esclarecendo questões administrativas, como locais de atendimento. Ficamos contentes com a vinda desses profissionais, que serão importante reforço na implantação do modelo de saúde da família, que acompanha de perto as necessidades dos moradores”, explicou o secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Koiti Takaki.

Após o período de integração e familiarização dos médicos cubanos com as equipes da saúde municipal, o sistema de trabalho e as regiões em que irão atuar, os profissionais iniciarão o atendimento – previsto para a 2ª quinzena deste mês.

Os médicos que atenderão em Ribeirão Pires são Orlando Castro Aroche, Orlando Pacheco Santana e Osmany Montoya Hechavarria, formados pela Universidade de Medicina de Cuba.

“Somos especialistas em atendimento primário das famílias e temos experiência médica em outros países da América do Sul. O sistema de saúde brasileiro é bastante similar ao cubano, que trabalha com a medicina familiar. Estamos conhecendo melhor como funciona a rede de saúde da cidade e na próxima semana faremos visitas às unidades”, afirmou o médico Osmany Montoya Hechavarria.

Os médicos cubanos cumprirão 32 horas semanais trabalhadas e 8 horas em cursos online do Ministério da Saúde. (01/11/2013)