Ribeirão Pires reinaugura Centro de Controle de Zoonoses


Criado em 06/11/2015

Na manhã desta sexta-feira (6), a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires reinaugurou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com novas salas para atendimento e procedimento. Sem reformas desde o ano de 2007, a Prefeitura investiu R$ 586 mil, com repasse de verba oriunda do Estado para as melhorias das instalações.

A reforma consistiu na pintura externa e interna, implantação de um novo banheiro para deficientes físicos, nova sala de esterilização, uma nova sala cirúrgica e uma sala especial para procedimentos clínicos. O CCZ recebeu também um laboratório para análises de insetos como carrapatos e mosquitos como o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre Chikungunya.

Segundo a Dra. Eliana Maciel, veterinária responsável pelo CCZ de Ribeirão Pires, o objetivo principal do Centro é o controle de doenças que circulam entre ser humano e animais, como leptospirose, raiva e a dengue. "É de extrema necessidade o cuidado com o bem estar dos animais abrigados, enfatizando também o controle populacional através da conscientização do não abandono e da adoção de cães abandonados", contou.

O prefeito Saulo Benevides (PMDB), afirma que investir no Centro de Zoonoses é investir na Saúde do município. "Visamos promover a saúde pública por meio da reforma do CCZ, que trabalha junto com o Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo segurança e tratamento dos animais abandonados por meio das novas instalações para o bem estar dos animais que aqui recebem cuidados, tratamentos e carinho".

Destacou ainda a importância da melhoria no setor de Saúde do município, com a construção do novo hospital. "Renegociamos com o Estado, após passarmos por alguns critérios, foi aprovado o repasse de R$ 7,9 milhões, pelo governo do Estado para a construção do novo hospital que contará com 43 leitos e 23 UTI's", concluiu.

Novas instalações

O centro que conta com 22 canis que atuam como abrigo temporário de mais de 60 cães que estão aguardando um lar definitivo também recebeu reformas com a implantação do solário de cães, que proporciona aos cães área externa para caminhadas e necessidades possibilitando maior organização na demanda que o canil possui.

Além das reformas do canil, o CCZ recebeu também um novo gatil que já conta com mais de 10 gatos abandonados. Segundo Dra Eliana Maciel, veterinária responsável pelo CCZ de Ribeirão Pires, a reforma era necessária, tendo em vista que é um local de análise e procedimentos clínicos.

Segundo o secretário de Saúde e Higiene, José Carlos de Jesus da Silva, a ampla reforma no novo espaço, visa trazer melhorias nas instalações e capacidade no atendimento aos animais além de novos espaços para campanhas de vacinação. "Teremos no CCZ campanhas permanentes de vacinação contra raiva além de campanhas de castração que já estão programadas para o início do ano que atenderá mais de 2 mil animais", afirmou.