Prefeito assina contrato com empresa responsável pela obra eletromecânica do Teleférico

Criado em 06/11/2015

O prefeito Saulo Benevides (PMDB) assinou na manhã desta quarta-feira o contrato com a empresa Rowema, que será a fornecedora das gondolas do bondinho do Teleférico e responsável pelos equipamentos eletromecânicos do Teleférico. O maior projeto turístico do Estado de São Paulo conquistado no governo Saulo Benevides (PMDB), terá inicio pelo Camping no Parque Milton Marinho de Moraes e tem como previsão de término, 18 meses.

A Rowema é uma empresa internacional que já realizou diversas obras similares pelo Brasil, inclusive os teleféricos das cidades do Rio de Janeiro e Aparecida. “Em Ribeirão Pires optamos pelas cabines do tipo gôndolas, que são fechadas trazendo maior segurança e conforto aos munícipes”, afirma o secretário de Administração e Modernização, José Vicente de Abreu.

O projeto que visa atrair turistas de todas as partes para conferir a bela paisagem que a estância turística oferece, interligará o centro da cidade ao Parque Milton Marinho de Moraes passando pelo Mirante Santo Antônio chegando as margens da represa Billings. Trata-se de um projeto ambicioso na área do turismo com um investimento de 25 milhões dos governos parlamentares vindo do Ministério do Turismo, sem nenhuma verba municipal.

O teleférico tem como base tecnologia cabines fechadas ao invés de cadeirinhas, que serão ligadas em um cabo de aço fixo e na parada, é destacada do cabo principal para os visitantes entrarem no teleférico em movimento, porém com velocidade reduzida. Serão aproximadamente 6 minutos de percurso partindo da estação inicial localizada no Complexo Ayrton Senna o percurso tem totalidade de 2.200m de distância.

Segundo o prefeito Saulo Benevides (PMDB), o teleférico é mais um atrativo de desenvolvimento sustentável. "Trata-se de uma indústria limpa eu gera emprego. Turismo é um grande negócio. Estamos reforçando a vocação para a cidade com o turismo e o chocolate. O atrativo do teleférico será toda a vista panorâmica da natureza, mata atlântica, represa e paradas religiosas, tudo de mais bonito que a cidade oferece. Ribeirão Pires é uma cidade turística, temos que desenvolve-la, por isso estamos dando vocação para a cidade", diz o prefeito Saulo Benevides.

Vale destacar que a ideia é integrar toda a parte gastronômica e cultural com a construção de uma fábrica de chocolate no local de parada.

Investimentos
Ribeirão Pires, com média de 120 mil habitantes tem um turismo que visa criar empreendimentos no município. No projeto, consta a criação de um Centro de Exposições, Pier com restaurantes, cafeterias e casa de artesões e a construção de uma fábrica de chocolate na chegada do teleférico.
Segundo o prefeito, o objetivo da gestão é desenvolver a qualidade de vida da cidade, gerando empregos e fomentando o turismo da estância. "Com a construção deste empreendimento, vamos gerar novos empregos. O Turismo é uma indústria que gera empregos", finaliza o prefeito.

Outro investimento do projeto, é o planejamento de iluminação, paisagismo e segurança. Na estação do parque temático, terá a instalação do café com vista para a represa e posto de bombeiros. Levando em conta também os projetos de acessibilidade para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam desfrutar do atrativo.