Segundo pesquisa, Ribeirão Pires está entre as melhores cidades do Brasil


Criado em 14/10/2015

Ranking divulgado pela Revista ISTOÉ em conjunto com a Austin Rating classificou o município entre as 50 melhores cidades de porte médio do Brasil

Segundo pesquisa inédita apresentada pela Revista ISTOÉ, em parceria com a consultora Austin Rating, a Estância Turística de Ribeirão Pires está entre as 50 melhores cidade do Brasil, de porte médio, ocupando a 40ª posição no ranking geral. O município também se destacou entre os indicadores digitais, estando em 25º lugar na classificação de mobilidade digital, e em 21º no acesso digital ao conhecimento.

A análise teve por objetivo classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisou 212 indicadores das áreas sociais, econômicas, fiscais e digitais. A apuração dos dados ocorreu em um período de dez anos, de 2004 à 2014, de maneira quantitativa e qualitativa.

Para Carlos José Marques, diretor editorial da Revista ISTOÉ, a pesquisa é de suma importância para os munícipes que voltarão às urnas em 2016 para escolher seus prefeitos e vereadores. "Uma cidade virtuosa entrega aos moradores bons sistemas de educação, transporte, saneamento básico e saúde.(...) Nesse contexto, lançamos o mais completo e detalhado levantamento sobre a evolução das cidades brasileiras, demonstrando em números como cada uma delas se projetou nos últimos anos", contou.

No ranking geral, em que ocupamos o 40º lugar, o cálculo do IISD foi agregado e ponderado em quatro grandes grupos, sendo indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais. Além dos 16 subgrupos analisados, que levaram em consideração a execução do orçamento, aplicação fiscal na saúde e educação, capacidade de arrecadação, sustentabilidade financeira, padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior, atenção ao jovem, saúde, qualidade de vida, responsabilidade social, educação, desenvolvimento humano, habitação, mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

O prefeito Saulo Benevides (PMDB), esteve presente na noite de premiação e demonstrou grande satisfação pelo município de Ribeirão Pires estar entre as melhores cidades do Brasil. "Estou muito feliz, pois tenho trabalhado demais para colocar nossa Ribeirão no lugar em que ela merece e dar à nossa população os melhores serviços possíveis, além de buscar os caminhos do desenvolvimento sustentável", declarou.