Prefeito participa de discussões no Consórcio Intermunicipal

Criado em 05/10/2015

O prefeito Saulo Benevides (PMDB) participou na manhã desta segunda-feira (05) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC que discutiu temas ligados à economia e ao emprego na região.

Durante o encontro foram apresentados aos prefeitos os resultados da primeira etapa do estudo que avalia o potencial competitivo do ABC Paulista para a cadeia de Defesa. Fruto de parceria entre Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o trabalho dimensiona oportunidades e desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à cadeia industrial da região.

Outra pauta da reunião foi a apresentação do panorama do emprego na região no biênio 2014/15, com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC), relato das propostas para o enfrentamento de mudanças climáticas, resultado do ‘’Seminário Mudanças Climáticas e o Papel dos Governos Locais e o lançamento da Frente Parlamentar para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Vale destacar que em meio a atual crise econômica, o município de Ribeirão Pires é o que possui maior taxa de empregabilidade entre os sete municípios do ABC. Segundo a pesquisa do Rais (Relatório Anual de Informações Sociais), divulgada pelo Ministério do Trabalho, apenas Ribeirão Pires e Santo André obtiveram saldo positivo em 2014.

Com o resultado total de admissões, menos o total de desligamentos, Ribeirão Pires obteve aumento de 2,02% (gerando 491 empregos), comparando este número com a população total do município, a Estância é o município que mais empregou nas áreas de indústria de transformação, de construção civil, do comércio e de serviços gerais. Já Santo André, cresceu 0,29% (628 empregos).

Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB), o trabalho realizado pela Prefeitura no município aumenta a expectativa de um futuro melhor. “A política de desenvolvimento econômico tem dado certo e tem tornado Ribeirão Pires uma cidade de oportunidades”, afirma o prefeito. “A Prefeitura trabalha sério para garantir a geração de empregos, ampliação da arrecadação fiscal, entre outras melhorias”, conclui.