Ao completar 29 anos, GCM de Ribeirão Pires humaniza ações


Criado em 16/10/2013

Guardas Civis Municipais trabalham diariamente na proteção do patrimônio e para garantir mais segurança aos moradores

Nesta quarta-feira, dia 16, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires completa 29 anos desde sua criação. A corporação, que conta com cerca de 140 membros, homens e mulheres, trabalha na proteção ao patrimônio público e em apoio ao Governo do Estado nas ações de segurança da cidade.

Desde o início deste ano, a Prefeitura está trabalhando para aproximar as comunidades da Estância à Guarda Civil Municipal.  Por meio da Secretaria de Segurança Pública, a Administração Municipal desenvolve projetos para implantação de ações sociais e educativas na cidade, como forma de garantir mais segurança aos bairros, prevenir atos criminosos e levar a cultura da paz às crianças das escolas, mesmo a questão de segurança pública ser obrigação constitucional do Governo do Estado, através das Polícias Civil e Militar.

Entre os projetos em estudo pela Secretaria, está a criação de departamento de mediação de conflitos. As medidas também incluem a valorização da GCM, com a ampliação de cursos profissionais para os membros da Guarda, como de defesa pessoal, pronto socorrismo, prevenção e combate de incêndios, técnicas operacionais e até mesmo noções gerais de direito constitucional, humano, processual e penal.

“Estamos buscando melhorias para a Guarda Civil Municipal, desde a valorização profissional dos membros da GCM, que incluem as questões salariais, quanto a ampliação e modernização da estrutura de trabalho de nossos guardas”, declarou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Em setembro deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires dobrou o percentual do adicional de periculosidade concedido aos Guardas Civis Municipais. O benefício subiu para 20% e incidirá sobre o salário-base dos GCMs. O reajuste do adicional de periculosidade está sendo pago mensalmente.

“Parabenizamos todos os Guardas Civis Municipais pelo empenho e dedicação ao trabalho e a proteção do patrimônio público de nossa cidade. Estamos trabalhando por melhorias para o efetivo, que também beneficiarão diretamente os moradores”, declarou a secretária de Segurança Pública de Ribeirão Pires, Sonia Garcia.

Mais projetos - A criação de grupamento Canil da Guarda Civil Municipal também está sendo avaliada pela Secretaria de Segurança Pública do município, para apoiar a GCM em operações de segurança pública. A GCM também trabalha em projeto educativo, que levará membros da corporação às escolas para conversar e ministrar palestras com as crianças, alertando sobre cuidados com a segurança e conscientizando sobre perigos como o manuseio de armas de fogo.

Entre os projetos de destaque já anunciados pelo prefeito Saulo Benevides para a área de segurança pública está o Big Brother Ribeirão, sistema de segurança 24 horas feito com 37 câmeras, inicialmente, entre equipamentos fixos e móveis.

Os pontos de instalação dos equipamentos foram pré-definidos após estudo com conjunto com a Polícia Militar, de acordo com o sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

A Estância deve ser beneficiada, ainda, com a implantação de 10 câmeras de vídeomonitoramento em áreas de divisa com outros municípios, dentro da proposta regional para implantação de portais de monitoramento efetuada pelo Grupo de Trabalho de Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A implantação desses portais contribuirá com as ações da Guarda Civil Municipal da cidade e também de forma integrada com as outras guardas civis municipais da região. (16/10/2013)