Memorialistas da região se reúnem na Estância

Criado em 30/09/2015

Prefeito de Ribeirão Pires conversou sobre patrimônios históricos e culturais da cidade e discutiu propostas que ampliem a visibilidade da Estância nesta área

Historiadores e memorialistas da região do ABC passaram a manhã desta terça-feira (29) em reunião com o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides. Em pauta, os patrimônios históricos e culturais da cidade, além de propostas discutidas durante o 13º Congresso de História do Grande ABC que aconteceu entre os dias 23 e 26 deste mês.

Estiveram presentes profissionais de Ribeirão Pires, Mauá, Diadema e Santo André. Durante a conversa, ficou acordado entre o chefe do executivo e os memorialistas a entrega das chaves do quiosque da estação de trem para que o espaço se torne Centro de Informações Turísticas (CIT) da cidade.

13º Congresso de História do Grande ABC

Duas mesas dedicadas à diversidade cultural no contexto histórico do Grande ABC tiveram grande interesse do público durante o 13º Congresso de História do Grande ABC que acontece na última semana em Ribeirão Pires. Nestes dois debates, registramos o auditório cheio, com alunos da própria FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires) e de outras universidades da região, o que para nós é uma prova de que a escolha do assunto central e a formação das mesas foram corretas.

“Outros temas inovadores também foram destaque, como a história do uso da água em uma mesa marcante por trazer à discussão o patrimônio natural representado pela Represa Billings e seu estado agonizante de poluição, que exige medidas urgentes de recuperação, apesar do bom trabalho desenvolvido por São Bernardo do Campo. Fomos instigados a pensar como, ao longo da história do Grande ABC, matamos aquela Billings limpa que nossos avós costumavam nadar, pescar e passar horas de lazer com a família. Outra mesa de destaque foi a atuação e trajetória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que se confunde com o nascimento do próprio Congresso de História do Grande ABC (ambos nasceram no mesmo ano). Todas debatidas em alto nível”, declarou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte.